Os vereadores de Campinas aprovaram em definitivo, na noite desta segunda-feira (2), o Projeto de Lei que transforma a Vila Industrial em Polo Turístico da cidade – a proposição agora segue para sanção do prefeito, de maneira a se tornar lei municipal.
O projeto ressalta que a Vila Industrial é o primeiro bairro surgido na cidade e que tem o único acervo arquitetônico em Campinas com real valor histórico – segundo diversos urbanistas de destaque. Possui, ainda, a maior quantidade de bens tombados em um só bairro.
De acordo com a justificativa da proposta, o objetivo é promover, na área do polo, o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional, bem como o fortalecimento, a ampliação e o desenvolvimento da produção local, nas áreas de turismo cultural, histórico, gastronômico e arquitetônico. Além disso, o polo tem a meta de fazer a integração total do parque ferroviário com o centro da cidade.
Boquinha de Anjo
Outro Projeto de Lei aprovado na noite desta segunda (2), reconhece o corte Boquinha de Anjo – lanche disposto em uma técnica de corte longitudinal utilizada para deixar o sanduíche em vários pedaços, facilitando o compartilhamento e o consumo – como símbolo gastronômico e cultural da cidade.
Além de valorizar a iguaria, o objetivo do reconhecimento é promover festivais gastronômicos e atividades voltadas ao prato que surgiu em Campinas na década de 1960.
O Boquinha de Anjo é reconhecido em todo o país e até em outras nações, como a Espanha, por exemplo. Vale lembrar que esse tipo de distinção que já ocorre com alguns sanduíches famosos do Brasil: o Bauru, que leva o nome da cidade de origem, e o Pit Dogs, de Aparecida de Goiânia, já são declarados como símbolo nos respectivos municípios.