A Cuca, queridinha do sul do Brasil, chegou ao paladar dos gaúchos junto com a imigração dos alemães e logo conquistou a os locais! Fez tanto sucesso, que virou até patrimônio cultural e histórico no município de Santa Cruz do Sul, em Santa Catarina.
O professor na Escola Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria, Fábio Bruno, traz mais detalhes de como o pão chegou na região:
“Eles trouxeram esse prato deles para cá e ela começou a se destacar e espalhar para o Brasil inteiro. A Cuca é um tipo de pão, no caso é de origem alemã. Na realidade, são três camadas, uma de pão, uma de frutas da estação ou geleia e a terceira, que é a camada de farofa.”.
Fabio Bruno completa que a Cuca virou até tema de festival e renda para algumas famílias: “Para se ter uma ideia, em Blumenau e em Pomerode, tem até um festival de cuca e é interessantíssimo ver tantos sabores. Tem famílias que vivem de Cuca, pois só vendem cuca como a sua principal renda, é um prato que se difundiu muito.”.
A família do autônomo Osmar Lourenço imigrou da Alemanha para o Brasil perto de um município chamado Mafra, no estado de Santa Catarina.
Na casa de Osmar, se plantava e cozinhava de tudo, e a cuca era o prato mais esperado da semana:
“Nós comia direto, né? Todo final de semana praticamente sempre tinha a cuca, usava mais a banana, de banana gostava mais. Na minha terra é tradicional, eu sou catarinense e eu como desde criança. Eu gosto muito, eu gosto mais do recheio de cima, mas tudo tem que tá no ponto certo.”
E como é tradição de família, a Adriana Patrícia Alves, compadre de Osmar, não podia ficar fora dessa!
“É muito bom, é muito gostoso, e aquela farofinha que vai em cima dele é perfeita. Meu compadre é que faz, eles são lá de Santa Catarina e eles fazem o pão de lá”, conta Adriana Patrícia.
Quando Osmar leva a Cuca para o trabalho tem até disputado pelo último pedaço:
“Estou fazendo um serviço aqui no sul de minas, a gente sempre traz uma fornada. A turma briga aqui viu? Se deixar a forma vai num dia só!”
O mix de texturas e sabores na boca é um dos grandes diferenciais da Cuca! Atualmente há muitas variações da receita original, com diferentes farinhas, além das opções doces e salgadas e diferentes coberturas!
Confira a reportagem da Ana Luiza Bessa: