O evento será às 14h, na Livraria Candeeiro, em Campinas
O poeta e escritor campineiro Diego Pansani lança neste sábado (31), seu livro Caixa de Gorduras. O evento será às 14h, na Livraria Candeeiro, em Campinas. A entrada é gratuita, com exemplares à venda por R$ 20. A obra foi publicada por meio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas 2023 (FICC), na categoria Literatura e Publicações em Geral.
No dia haverá sessão de autógrafos, bate-papo sobre literatura e o processo criativo com o autor e convidados, entre os quais Kate Manhães (capista), Letícia González (leitora crítica) e Gabriel Medeiros (editor). O evento também contará com a leitura dramática de contos, realizada pelo autor junto da atriz Ana Carolina Salomão, integrante da Cia. Histriônica de Teatro, de Campinas. Haverá som ao violão e bandolim de Felipe Macedo e Eduardo Pereira.
A obra tem o selo da Ofícios Terrestres Edições. Trata-se da quinta publicação do autor, que também assina os livros de poesia O Amador (2018), Nenhuma Poesia (2019) e Poesia é Risco (2023), além da HQ No Meio da Piscina Tinha uma Ergométrica (2023).
Sobre o livro
Caixa de Gordura é a estreia de Diego Pansani no gênero de contos. O motivo é desafiar-se. “Após a publicação de três livros de poesia, inclusive um de poesia blackout, em que exercitei a síntese; percebi que algumas imagens e alguns temas requerem histórias mais integradas com personagens e outras texturas, outros ritmos. Se bem que, a meu ver, os textos deste livro, que não seguem totalmente a estrutura tradicional dos contos, também se aproximam de uma poesia narrativa. A ideia foi testar novas linguagens”, destaca o escritor.
Composto de 96 páginas, Caixa de Gordura vem recheado com 24 contos. De acordo com o escritor, foram escritos ao longo de 20 anos. Apesar das diversas fases de produção, há, entre eles, características em comum. O autor dá spoilers: a linguagem coloquial, o cotidiano, o humor, o lirismo, a subjetividade da vida e os fragmentos de memória.
Sobre o autor
Diego Pansani tem 39 anos e nasceu em Campinas. É autor dos livros O Amador (2018), Nenhuma Poesia (Proac-2019), no meio da piscina tinha uma ergométrica (HQ) e Poesia é Risco (2023). Integrou o CLIPE – Casa das Rosas, modalidades prosa e poesia e a pós-graduação em escrita criativa do escritor Assis Brasil. Tem publicações em diversas revistas literárias. Ministrou oficinas na Unicamp, Casa das Rosas, Institutos Federais, Sesc e escolas públicas. Participou da Residência Literária Nuorten Voiman Liitto, Villa Sarkia, Sysmä, na Finlândia, e conduziu a oficina de Blackout Poetry em Reykjavik, na Islândia, com apoio da Unesco.
Serviço
Lançamento do livro Caixa de Gordura, de Diego Pansani
Dia e hora: Sábado (31/8), às 14h
Local: Livraria Candeeiro (R. Dr. Vieira Bueno, 170, no Cambuí, em Campinas.
Entrada gratuita.
Informações: @livrariacandeeiro