Rigatoni com ragu de linguiça: aprenda a fazer esse prato rápido e delicioso

  • Rigatoni com ragu de linguiça: aprenda a fazer esse prato rápido e delicioso
Reprodução: Milton Cury

Quem gosta de culinária italiana, provavelmente irá gostar de um rigatoni com ragu de linguiça. Além de ser saboroso, o prato é prático de fazer não dá trabalho no preparo. Veja o passo-a-passo:

Rigatoni com ragu de linguiça

Ingredientes

1 kg de massa linguiça tipo Toscana fresca (ou tirar a pele da linguiça)
1,2 kgs de tomate maduro sem semente
1/2 cenoura
1 talo de salsão pequeno
1 cebola grande
½ xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de caldo de vegetais
azeite a gosto
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1 folha de louro
1 ramo de manjericão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo De Preparo

Deixe a massa da linguiça em temperatura ambiente. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com azeite e doure a carne da linguiça aos poucos para evitar que ela cozinhe no vapor. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio, regando com mais azeite e junte a cebola. Aguarde por dois minutos, acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 3 minutos, raspando bem o fundo da panela. Junte as sementes de erva-doce, o louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.

Coloque a linguiça que estava reservada na panela, regue com o vinho tinto e misture bem. Deixe cozinhar até secar. Adicione o molho de tomate batido no liquidificador, regue com o caldo de legumes e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar em fogo alto até ferver.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora com a tampa entreaberta, até o molho encorpar. Nos últimos 10 minutos de cozimento, acrescente o manjericão para dar sabor ao molho. Prove e ajuste o sal, sirva a seguir com Rigatoni ou massa fresca e pronto: aproveite seu prato italiano sem sair de casa!

Rafael Siqueira Martins48 Posts

    Jornalista apaixonado por entretenimento e tudo o que envolve cultura. Tem a leitura, assistir novelas e séries e escutar músicas como atividades preferidas.

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Lost Password