Prefeitura de SP realiza Operação para amenizar os efeitos do calorão

Prefeitura de SP monta estruturas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade durante calor.

A Prefeitura de São Paulo realiza a Operação Altas Temperaturas, em conjunto com o governo estadual e a Sabesp. São 10 tendas com distribuição de água e frutas, instaladas em todas as regiões da cidade, para amenizar os efeitos das altas temperaturas e da baixa umidade. As tendas também contam com área pet, par abrigar os animais, que também sofrem com o calor.

Luiz Guilherme, 25, estudante universitário e motorista, afirmou que está se cuidando “bebendo muita água, bastante líquido”. Para ele, os “termômetros estão extrapolando” e por isso o jeito é procurar sombras para se proteger.

Defesa civil e Sabesp disponibilizara um caminhão-bebedouro na Praça da Sé e próximo ao Teatro Municipal, que ficará estacionado até às 15 horas da próxima segunda-feira (13).

A operação, parecida com a de baixas temperaturas, teve início em setembro e é ativada quando os termômetros ou a sensação térmica batem os 32ºC.

Calor “horrível” de acordo com Mercedes Ferreira, entrevistadora de mercado, 71. “Eu sofro porque adoro o frio. Cada ano que passa a coisa piora”, afirmou.

O atendimento reforça os cuidados para todas as pessoas principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Bonés também estão sendo oferecidos. As instalações contam ainda com ambulâncias para atendimento dos efeitos do excesso de sol.

Na capital paulista, o dia começou com clima mais ameno do que o previsto, com garoa e 20ºC. A máxima será de 30ºC à tarde. Porém, a previsão é de que as temperaturas ultrapassem os 37ºC no fim de semana.

Para o interior do estado está prevista temperatura acima dos 40ºC. São José dos Campos, por exemplo, tem previsão de 42ºC e sensação de 44ºC amanhã.

O calorão é resultado do fenômeno El Niño, que se forma quando as águas dos oceanos ficam mais quentes, e está afetando o Brasil.

Caso a previsão de 37ºC se confirme, será o dia mais quente do ano em São Paulo. O dia mais quente até então foi 24 setembro, quando foram registrados 36,5ºC.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS