Uma semana após apagão, energia é restabelecida para todos os usuários de SP

Rede de energia elétrica suspensa. Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

A empresa de energia de São Paulo, Enel, finalizou o trabalho de manutenção da rede elétrica em toda a região metropolitana, na manhã desta sexta-feira. O comunicado foi enviado horas após moradores de Cotia e Morumbi relatarem continuar sem luz. Parte dos moradores de Araçoiaba da Serra-SP também continuavam sem abastecimento de energia sete dias depois da ventania que resultou em estragos e danos em toda a região.

A falta da energia ocorreu por causa da queda de postes e árvores, que afetaram a distribuição de energia em diversas partes do estado. Como apenas 2% da rede elétrica é enterrada, o restante é suspenso em fios e fica vulnerável aos eventos climáticos extremos que são cada vez mais frequentes.

O mal cuidado com as 650 mil árvores da capital e falta de plano de prevenção de desastres agravam a situação, segundo especialistas.

A Enel tinha prometido restabelecer todo o fornecimento aos usuários paulistanos até terça-feira (7), prazo que não foi cumprido. Segundo a concessionária, 0,01% das residências afetadas pelo temporal de sexta-feira (3) ainda segue sem luz, de acordo com o último comunicado da empresa.

O prolongamento da falta de abastecimento prejudica principalmente a população vulnerável, como idosos.

Na quarta-feira (8), a reportagem da Nova Brasil entrevistou Mara Wrona, nora de Maria Angela de 96 anos, que mora em um dos 10 prédios de um condomínio que ficou sem energia até àquela tarde.

A maioria dos moradores do condomínio, localizado na zona sul de São Paulo, é formada por pessoas acima de 60 anos. Alguns dos residentes foram para a casa de parentes e outros se solidarizaram para ajudar as pessoas que estavam sem energia.

Maria Angela, a dona “paquita”, chegou a receber banhos de caneca e pegou uma infecção urinária, que se agravou com a situação. Após o restabelecimento da energia, Maria Angela segue bem e está “voltando à rotina”, de acordo com a nora.

Maria Angela, de 96 anos, se recupera da infecção urinária. Reprodução: Mara Wrona.

A Enel disse em nota que trabalhadores continuam realizando a manutenção dos estragos. Enquanto isso, o Ministério Público abriu inquérito para apurar se houve irregularidades e omissão na atuação da concessionária durante o apagão.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a demora na resposta à falta de abastecimento para os paulistanos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS