Embora as duas condições englobem problemas nas articulações, a artrite e a artrose tem muitas divergências.
Em entrevista ao “Jornal Novabrasil”, Dr. Percival Degrava Sampaio – Coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio-Libanês, explica as principais diferenças entre as doenças.
A artrose acontece a partir da degeneração da cartilagem articular, localizada no final do osso. Isso faz com que a pessoa vá perdendo a mobilidade da articulação e também reduz a capacidade de suportar cargas. Desta forma, a condição é caracterizada, principalmente, pela perda ou limitação da função articular.
“É um fenômeno mais degenerativo e apesar de ser mais comum em pessoas com mais idade, qualquer indivíduo por ter.” explica Dr. Percival.
Já a artrite é a inflamação predominantemente da membrana sinovial, que vai deixar as regiões afetadas do corpo com dores e inchaços. “Não tem uma causa degenerativa, é mais infeciosa. ”, completa o Dr.
A condição também pode causar sensação de fadiga, febre, e a pessoa pode ter dificuldade para se levantar ou se movimentar.
Existem alguns tipos de artrite, como a autoimune, por gota, por bactérias ou vírus. A mais comum é a artrite reumatoide, uma doença crônica e autoimune que tende a se manifestar entre os 30 e os 50 anos de idade.
“Para facilitar o entendimento dos ouvintes, vamos imaginar a articulação dos joelhos, temos os ossos, que deslizam entre si, no final deles eles existe a cartilagem articular que permite esse movimento. Em volta temos a membrana sinovial, os músculos e os tendões.” completa o Dr.
No que diz respeito aos tratamentos, no geral, a principal recomendação é realizar caminhadas e exercícios físicos, além de evitar carregar sobrepeso.
Dr. Percival diz que: “É importante manter uma boa qualidade das estruturas articulares, da musculatura”.
O médico diz que há algumas distinções pontuais nos tratamentos: “Na artrose, ainda não existe um remédio que regenera a cartilagem, mas é importante que o indivíduo mantenha s músculos funcionado bem, não perca muito massa óssea, uma boa alimentação, controle a tensão. A cirurgia vai ser realizada quando a qualidade de vida de um paciente já está muito afetada, com um joelho ou um quadril muito acometido.”.
Já no caso da artrite, além dos anti-inflamatórios, existem remédios específicos chamados imunobiológicos. São drogas produzidas com células vivas que atuam diretamente no alvo que desencadeia a doença. Algumas pessoas também recorrem a acupuntura para aliviar a dor.
O ideal é ter acompanhamento médico para qualquer um dos quadros.
Confira a entrevista completa ao “Jornal Novabrasil“, apresentado pelo jornalista Heródoto Barbeiro: