Banco de Sangue de Araçatuba faz campanha para incentivar doação nas férias

Somados à questão das férias escolares, as temperaturas frias do inverno também afastam os doadores

0

As férias escolares de julho chegaram e é nesta época que as doações de sangue caem, pois muitas famílias, em que pais e mães são doadores regulares, viajam para curtir as férias e deixam a doação de sangue em segundo plano. Por isso, o mês de julho é um período muito crítico para os bancos de sangue de todo o país.

Somados à questão das férias escolares, as temperaturas frias do inverno também afastam os doadores, assim como as doenças respiratórias típicas da estação e, atualmente, os novos casos crescentes de Covid-19. No Banco de Sangue de Araçatuba (SP) a situação não é diferente.

Há várias semanas a unidade sofre com a falta de doadores, recebendo em média 20 doações por dia quando o ideal é 50. Essa situação tende a se agravar agora nas férias, caso as pessoas não se mobilizarem e se conscientizarem sobre a importância de doarem sangue neste momento.

A dica dos gestores da unidade é que todos aproveitem bem as férias, mas não deixem de doar sangue. O procedimento é rápido e não dói, dura em média 40 minutos e ainda dá tempo de curtir as férias com a família e amigos.

O Banco de Sangue atende aos doadores de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h, na Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada – anexo ao Hospital Unimed.