23/06/2026- A Prefeitura de Araçatuba formalizou nesta terça-feira (23) a cessão do novo Terminal Urbano ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para a instalação de uma nova sede operacional no município. O imóvel, situado na esquina das ruas Rosa Cury e Silva Manoel, no bairro São Joaquim, substituirá a atual unidade do bairro Aviação.
A autorização de uso foi concedida por 20 anos, sem custo para a corporação. As obras de adaptação do espaço estão estimadas em R$ 2,6 milhões e serão custeadas integralmente pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A mudança tem justificativa operacional: a nova localização é considerada mais central em relação à malha urbana atendida, o que deve reduzir o tempo de deslocamento das equipes em ocorrências de emergência.
O projeto de reforma prevê a construção de alojamentos, banheiros, sala de instrução e almoxarifados específicos para os diferentes módulos da corporação — resgate, mergulho, salvamento terrestre e em altura —, além de cozinha e refeitório.
A CERIMÔNIA
A solenidade de assinatura foi realizada no próprio terminal. Participaram o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Alexandre Coelho Boggi; e o comandante do Comando de Bombeiros do Interior-2, coronel Alessandro Lima de Freitas.
O Legislativo municipal foi representado pelo vice-presidente da Câmara, Fernando Fabris, e pelos vereadores Ícaro Morales, Hideto Honda, Luciano Perdigão e João Pedro Pugina.
O prefeito Lucas Zanatta destacou a importância da nova destinação dada ao espaço. “Este espaço hoje ganha uma função essencial para a segurança da nossa população. Estamos entregando ao Corpo de Bombeiros uma estrutura à altura do serviço que eles prestam a Araçatuba e a toda a região”, afirmou.





