O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) abriu licitação para contratar a empresa que ficará responsável pelas obras de duplicação e melhorias da Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), apelidada de “Rodovia da Morte”, devido ao grande número de acidentes com vítimas fatais. A via será duplicada em dois trechos, entre os municípios de Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá. O investimento estimado é de R$ 71.714.973,13, conforme aviso publicado no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o órgão, que é ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a duplicação será feita entre os km 51,30 e 57,08, e entre os km 59,08 e 60,90, totalizando 7,6 quilômetros. A obra inclui também a recuperação da pista e dos acostamentos.
A sessão pública para abertura das propostas está marcada para o dia 29 de julho de 2026, às 9h, no sistema eletrônico de compras do governo federal. O critério de julgamento será o de menor preço global.
O aviso de licitação informa ainda que as propostas começaram a ser recebidas nessa segunda-feira (22). O edital está disponível para consulta pública desde a mesma data.
Mortes
A rodovia, que corta uma região de grande fluxo de veículos, incluindo carros, motos e caminhões, apresenta um histórico preocupante de acidentes com mortes, o que mobilizou moradores e políticos em busca de melhorias e mais segurança para a via.
A falta de duplicação em diversos trechos, a ausência de acostamento em alguns pontos e a má sinalização em outros contribuem para a insegurança dos motoristas. O trânsito no local é complexo, misturando o tráfego de moradores e turistas que acessam os ranchos às margens do Rio Tietê, com o fluxo pesado de caminhões “truck” e treminhões canavieiros.
Na última quinta-feira (18), uma jovem de 29 anos e um homem de 39 morreram em um grave acidente na via, em Santo Antônio do Aracanguá. Ela dirigia um carro e ele pilotava uma moto. Os dois veículos colidiram frontalmente na pista simples e pegaram fogo em seguida.
Em abril deste ano, um idoso de 74 anos morreu, na mesma via, no trecho que passa por Aracanguá, próximo a Araçatuba, após o carro que conduzia ser atingido por um caminhão que realizava uma ultrapassagem no momento da colisão.
Mobilização
Os acidentes e as mortes na via mobilizaram os moradores que chegaram a fazer manifestações, no ano passado, pedindo mais segurança na Elyezer.
Dois vereadores de Araçatuba também pediram empenho de deputados para viabilizar a duplicação da via. Foi o caso de Damião Brito (Rede Sustentabilidade), que solicitou apoio à deputada federal Tábata Amaral (PSB), e de Denilson Pichitelli (Republicanos), que entregou um ofício ao deputado federal Coronel Tadeu (PL).
A obra é considerada estratégica para a mobilidade regional, já que a SP-463 é uma das principais ligações rodoviárias da região de Araçatuba. Com a duplicação de parte do trecho e a recuperação de outro segmento, a expectativa é de melhorar as condições de tráfego e segurança para motoristas que utilizam a rodovia diariamente.


