Descrença mantém em 60 mil o número de faltosos da vacina contra a covid-19 em Araçatuba

A descrença na ciência é o principal motivo que tem feito as pessoas não se vacinarem

0
Covid-19: Vacinação contra doença tem nova estratégia
Foto: Divulgação

Continua alto em Araçatuba (SP) o número de pessoas que não tomaram a 2ª ou a 3ª dose da vacina contra a covid-19. Cerca de 11 mil moradores não voltaram aos pontos de imunização para receber a 2ª dose, e aproximadamente 48 mil, para a 3ª dose. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do município, Priscila Cestaro, foram disponibilizadas várias oportunidades pra que a população se vacinasse.

“Entre essas ações, reativamos o Hospital Municipal (o antigo Hospital da Mulher), fizemos pontos da vacinação itinerantes nos shoppings e no calçadão, fizemos busca ativa com carros volantes, estamos vacinando em todas as UBSs, e mesmo assim, as pessoas não estão retornando”, afirma Priscila.

Para a diretora, a descrença na ciência é o principal motivo que tem feito as pessoas não se vacinarem. “As fake news prejudicaram demais o nosso trabalho. Muita gente passou a questionar a ciência e não acredita nas autoridades de saúde, o que é perigoso, pois coloca a sua vida e de outras pessoas em risco. E isso se refletiu em praticamente todas as vacinas do calendário anual”, conclui.

No Brasil, até o momento, cerca de 21,5 milhões de pessoas não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina Covid-19. E 64,8 milhões ainda não receberam a dose de reforço, segundo o Ministério da Saúde. Para a segunda dose de reforço (4ª doses), cerca de 36,6 milhões de pessoas com 40 anos ou mais já estão aptas para receber o imunizante.