As buscas pelo médico ortopedista e pecuarista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, de Araçatuba (SP), terminaram de forma trágica nesta terça-feira (16). Partes da aeronave que ele pilotava foram encontradas em uma fazenda no Mato Grosso do Sul, e seu filho confirmou a morte do pai.
“Sim, infelizmente, ele faleceu”, disse, consternado, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, 37 anos, ao confirmar a notícia.
Pedaços do monomotor Cessna 210 Silver Eagle, de prefixo PS-FDW, foram localizados na Fazenda Santa Terezinha, a aproximadamente 180 quilômetros do município de Coxim, em Mato Grosso do Sul.
As primeiras informações indicam que o piloto pode ter tentado um pouso de emergência devido às severas condições climáticas que enfrentava na região.

O Último Voo
Ramiro de Matos, um piloto experiente, decolou de Araçatuba (SP) às 6h39 desta terça-feira, com um plano de voo de duas horas até a fazenda da família, em Figueirópolis D´Oeste (MT). O trajeto, que ele fazia com frequência, foi interrompido quando a aeronave desapareceu dos radares.
Antes de perder o contato, o médico relatou a outro piloto que o tempo estava ruim. O filho da vítima, Waldyr, contou que, segundo esse piloto, a voz de seu pai estava “trêmula”, um sinal de que ele enfrentava uma situação de alto risco no ar.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas (aproximadamente 166 km) de Cuiabá (MT). No momento, as condições meteorológicas eram adversas, com chuva intensa e trovoadas.
Operação de Busca e Resgate
Assim que o desaparecimento foi confirmado pelo Centro de Controle de Área da Amazônia (ACC Amazônia), uma ampla operação de busca e resgate foi mobilizada.
Uma aeronave do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano) da FAB foi acionada e permaneceu em operações de busca na região.
Equipes da Base Aérea de Campo Grande (MS), utilizando aviões e helicópteros especializados, foram deslocadas para a área. A família também se mobilizou, pedindo ajuda a pilotos da região para sobrevoar o local e auxiliar nas buscas.
Em dia
A aeronave, fabricada em 1980, era de propriedade do próprio médico e, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estava com sua situação de aeronavegabilidade em dia, o que torna o mau tempo a principal hipótese parao acidente.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai investigar as causas da queda da aeronave.
O corpo do médico e pecuarista será trazido para Araçatuba, mas ainda não há informações sobre velório e sepultamento.



