As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo na última quarta-feira frustraram uma operação de captação de órgãos em Araçatuba (SP). A instabilidade climática impediu a decolagem de uma aeronave fretada em São Paulo, que transportaria a equipe médica responsável pela coleta dos órgãos de uma paciente na Santa Casa de Araçatuba.
A doadora, que teve morte encefálica confirmada após um Acidente Cerebral Vascular Hemorrágico (ACVH) grave, teve a doação de todos os órgãos autorizada pela família, em um nobre gesto de solidariedade. Os órgãos seriam destinados a pacientes na fila de transplantes do estado.
Em uma tentativa de viabilizar o procedimento, a Central de Transplantes chegou a localizar um paciente compatível no Rio de Janeiro. Mas o mau tempo persistente também forçou o cancelamento deste segundo voo, como medida de segurança para a equipe.
Córneas
Apesar dos impedimentos, a vontade da família foi parcialmente atendida. As córneas da paciente foram extraídas com sucesso e encaminhadas ao Banco de Olhos de São José do Rio Preto.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) fez questão de registrar e enaltecer a atitude solidária dos familiares que, mesmo em um momento de profunda dor, optaram por um ato que poderia salvar múltiplas vidas.



