Na tarde desta segunda-feira (6), a direção do Partido Republicanos de Araçatuba (SP) emitiu uma nota comunicando sua decisão de permanecer neutro em relação às coligações e apoio partidário nas eleições para prefeito, agendadas para outubro deste ano na cidade.
A legenda havia anteriormente anunciado a pré-candidatura da vice-prefeita Edna Flor para a disputa majoritária em outubro. Entretanto, após um desentendimento com parte da antiga executiva regional, Edna Flor desfiliou-se do partido e ingressou no Podemos, visando concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.
Diante das especulações sobre seu posicionamento, o Republicanos agora, com a executiva local liderada pelo coronel Paulo Augusto Leite Motooka, optou por manter-se neutro, conforme decisão tomada após uma reunião realizada no final de abril entre os integrantes da executiva municipal, filiados e pré-candidatos.
Durante o encontro, cada pré-candidato teve a oportunidade de apresentar sua trajetória política, ideias e sugestões, além de discutir o cenário político atual em Araçatuba. Após análise, chegou-se ao consenso de que a participação do Republicanos10-Araçatuba nas eleições será flexível, lançando candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador conforme o desenrolar do cenário eleitoral.
Assim, o partido manterá sua neutralidade em relação às coligações e possíveis apoios partidários, aguardando o desenrolar dos acontecimentos para definir sua atuação nas eleições municipais de 2024.