A Prefeitura de Araçatuba (SP), por meio de uma parceria com o Governo do Estado, inicia até o próximo dia 19 o desassoreamento da Lagoa do Miguelão, no Jardim Amizade. O maquinário do Programa Rios Vivos SP Águas, que vai ser utilizado no serviço, chegou neste sábado (10) ao local e começará a ser montado na segunda-feira (12).
O trabalho, que deve durar quatro meses, dependendo das condições climáticas, está sendo acompanhado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que é responsável pelas licenças ambientais do projeto, e de Planejamento Urbano e Habitação.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Marques, a estimativa é retirar 18.000 metros cúbicos de dejetos (cerca de 3.600 caçambas). O custo é de aproximadamente R$ 1,3 milhão.
A intervenção será executada pelo Estado, enquanto a zeladoria e manutenção ficam sob responsabilidade do município após a conclusão dos serviços.
Córrego Alvoradinha
O mesmo projeto de desassoreamento foi realizado no Córrego Alvoradinha, com o objetivo de aprimorar a drenagem urbana e a qualidade ambiental do Bairro Alvorada.
Os trabalhos tiveram início em 23 de julho do ano passado, sendo concluídos em 15 de dezembro. O trecho recuperado totaliza 900 metros de extensão do corpo hídrico, entre a Rua Uruguaiana e a foz no Ribeirão Baguaçu.
Qualidade da água
Tanto a Lagoa do Miguelão como o Córrego Alvoradinha foram apontados como prioridades pela Prefeitura de Araçatuba para melhorar a fluidez e a qualidade da água, além de reduzir o risco de inundações, já que ambas as áreas são pontos críticos durante o período de chuvas.
A expectativa é de que as intervenções gerem impacto positivo tanto na drenagem urbana quanto na qualidade ambiental do entorno, beneficiando moradores das duas regiões da cidade e ampliando as condições de uso das áreas no futuro.
Lagoa das Flores
Este convênio entre a Prefeitura de Araçatuba e o Governo do Estado para desassorear o Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão foi assinado no começo de 2025, sendo prioridade para o Programa Rios Vivos SP Águas porque ambas as áreas envolvem nascentes.
Sobre a Lagoa das Flores, no Jardim América, outro ponto crítico de alagamento, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação está preparando um projeto de macrodrenagem para que Araçatuba possa ser beneficiada em um novo convênio com o Governo do Estado.
O documento deve ser encaminhado até o início de fevereiro, solicitando verba ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).


