Projeto que leva cinema público gratuito e movido a energia solar chega a Santo Antônio do Aracanguá

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável.

0

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do projeto Cinesolarzinho, que chega a Santo Antônio do Aracanguá (SP) neste mês. A ação contra com patrocínio da CPFL Energia. A programação tem uma oficina on-line com alunos da EMEB Maria José de Jesus Costa.

No sábado (12/03), no Espaço de Eventos da Praça Central, a partir das 18 horas, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o longa “Mogli – O Menino Lobo”. A entrada é gratuita.

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.

O projeto – que tem a versão Cinesolarzinho para o público infantil – promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, na cidade de Santo Antônio do Aracanguá o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade.

Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local. Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras. Além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

O Cinesolarzinho é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CPFL Energia por meio do apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aracanguá. A realização é da Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.