O Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, de Araçatuba (SP), é tema de uma reunião pública nesta terça-feira (20), na Câmara Municipal, a partir das 19h. O evento é aberto a toda a população e visa discutir a situação atual do zoo e os projetos para seu futuro, incluindo a possibilidade de remanejamento de animais.
A convocação para o debate público ocorre após a tentativa de transferência de 85 animais, entre antas, araras, papagaios, jacarés e emas, para o Parque das Aves Arara Azul, no município de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.
A medida, parte do plano da Prefeitura de desativar o zoológico para transformá-lo em um parque, foi criticada por ativistas e políticos, gerando protestos, suspeitas de maus-tratos e até uma representação no Ministério Público, além do registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Projeto de parque será apresentado pelo Comdema
A reunião desta terça-feira é organizada pelos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Comdema) e de Proteção e Defesa dos Animais (COMPDAA). Durante o evento, será apresentado um projeto elaborado em 2019, em parceria com o Comdema e alunos do curso de Arquitetura do UniToledo Widen, sob a coordenação da arquiteta Ana Paula Sader.
Ele prevê a construção de quadras poliesportivas, academia ao ar livre e pista de caminhada, transformando o local em um parque. Na área dos lagos existente no zoológico, o projeto prevê um espaço para descanso e arvorismo, além de um parquinho para crianças. Por este projeto, os animais permaneceriam no zoo, com previsão de construir muros no entorno do espaço destinado a eles.
O projeto também prevê três novas entradas para o zoológico, além da atual, pela José Ferreira Batista, possibilitando o acesso pelas ruas Dona Amélia, Dona Ida e pela avenida João Arruda Brasil.
“Nós entendemos que este é o melhor projeto para o zoológico municipal. Claro que vamos ouvir a população e a Prefeitura. Mas devemos lembrar que essa ideia foi elaborada por meio de uma Câmara Técnica que foi criada à época, com a participação de representantes das secretarias de Turismo, Planejamento e Meio Ambiente, e também do zoo”, afirmou o vice-presidente do Comdema, Leo Potje.
Participação popular
Após a apresentação do projeto, as autoridades e o público em geral poderão fazer uso da palavra.
O objetivo, segundo a presidente do COMPDAA, advogada Mariana Oliveira, é permitir que a comunidade conheça os fatos e participe das decisões a respeito do destino do zoológico, que foi inaugurado em 1963 e faz parte da memória afetiva da população.
Após o evento, será redigido um relatório, com sugestões e apontamentos, que será encaminhado à Prefeitura.
Serviço
- •O quê: Reunião Pública sobre o futuro do Zoológico de Araçatuba
- •Quando: 20 de janeiro de 2026, às 19h
- •Onde: Câmara Municipal de Araçatuba
- •Organização: Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais


