RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Reunião pública discute futuro do zoológico de Araçatuba

Aberto ao público, encontro é nesta terça-feira (20), às 19h, na Câmara Municipal; após o evento, será redigido um relatório com sugestões à Prefeitura.

Zoológico de Araçatuba foi inaugurado em 1963 e é tema de reunião pública, hoje | Foto: Divulgação

O Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, de Araçatuba (SP), é tema de uma reunião pública nesta terça-feira (20), na Câmara Municipal, a partir das 19h. O evento é aberto a toda a população e visa discutir a situação atual do zoo e os projetos para seu futuro, incluindo a possibilidade de remanejamento de animais.

A convocação para o debate público ocorre após a tentativa de transferência de 85 animais, entre antas, araras, papagaios, jacarés e emas, para o Parque das Aves Arara Azul, no município de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.

A medida, parte do plano da Prefeitura de desativar o zoológico para transformá-lo em um parque, foi criticada por ativistas e políticos, gerando protestos, suspeitas de maus-tratos e até uma representação no Ministério Público, além do registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Projeto de parque será apresentado pelo Comdema

A reunião desta terça-feira é organizada pelos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Comdema) e de Proteção e Defesa dos Animais (COMPDAA). Durante o evento, será apresentado um projeto elaborado em 2019, em parceria com o Comdema e alunos do curso de Arquitetura do UniToledo Widen, sob a coordenação da arquiteta Ana Paula Sader.

Ele prevê a construção de quadras poliesportivas, academia ao ar livre e pista de caminhada, transformando o local em um parque. Na área dos lagos existente no zoológico, o projeto prevê um espaço para descanso e arvorismo, além de um parquinho para crianças. Por este projeto, os animais permaneceriam no zoo, com previsão de construir muros no entorno do espaço destinado a eles.

O projeto também prevê três novas entradas para o zoológico, além da atual, pela José Ferreira Batista, possibilitando o acesso pelas ruas Dona Amélia, Dona Ida e pela avenida João Arruda Brasil.

“Nós entendemos que este é o melhor projeto para o zoológico municipal. Claro que vamos ouvir a população e a Prefeitura. Mas devemos lembrar que essa ideia foi elaborada por meio de uma Câmara Técnica que foi criada à época, com a participação de representantes das secretarias de Turismo, Planejamento e Meio Ambiente, e também do zoo”, afirmou o vice-presidente do Comdema, Leo Potje.

Participação popular

Após a apresentação do projeto, as autoridades e o público em geral poderão fazer uso da palavra.

O objetivo, segundo a presidente do COMPDAA, advogada Mariana Oliveira, é permitir que a comunidade conheça os fatos e participe das decisões a respeito do destino do zoológico, que foi inaugurado em 1963 e faz parte da memória afetiva da população.

Após o evento, será redigido um relatório, com sugestões e apontamentos, que será encaminhado à Prefeitura.

Serviço

  • •O quê: Reunião Pública sobre o futuro do Zoológico de Araçatuba
  • •Quando: 20 de janeiro de 2026, às 19h
  • •Onde: Câmara Municipal de Araçatuba
  • •Organização: Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS