A Prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou uma nota na sexta-feira à noite informando sobre dois resgates heroicos realizados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) durante a tarde. Os incidentes, que ocorreram pouco depois das 16h, envolveram duas crianças que estavam engasgadas.
Um dos casos envolveu um menino de 1 ano de idade que se engasgou na escola. O Samu foi acionado e o médico regulador forneceu orientações por telefone para a realização dos procedimentos de desengasgamento até a chegada da viatura intermediária, que continuou o atendimento no local.
Logo em seguida, menos de dez minutos depois, foi recebido outro chamado. Desta vez, um bebê de 3 meses engasgou-se em casa. A mãe da criança entrou em contato com o Samu e recebeu orientações essenciais por meio de uma ligação de vídeo via WhatsApp, onde o médico regulador demonstrou como realizar a Manobra de Heimlich. O acompanhamento continuou até a chegada da equipe ao local.
O médico Lucas Pessoa, destacou a importância do trabalho em equipe para o sucesso dessas intervenções críticas, enfatizando que “esse trabalho não é só meu. É da equipe inteira, desde quem atende o rádio operador, até a equipe de enfermagem e médica”.
O Samu de Araçatuba, que celebra 20 anos em 2024, realiza em média 2.300 atendimentos mensais, abrangendo uma variedade de casos como clínicos, obstétricos, pediátricos, psiquiátricos e traumas. O serviço é considerado vital para a segurança e o bem-estar dos cidadãos da região, sendo acessível através do número de emergência 192.