Santos inicia campanha de hepatite C e faz testes rápidos; Veja endereços

Foto: Isabela Carrari / Prefeitura de Santos

A Secretaria de Saúde de Santos iniciou as ações do Julho Amarelo, que tem como objetivo alertar sobre a hepatite, e realizará testes rápidos, em que o resultado sai em cinco minutos e qualquer munícipe pode realizar.

Serão realizados testes no Ambesp Nelson Teixeira (Rua Manoel Tourinho, 395), no dia 13, Parque Roberto Mário Santini (Novo Quebra-Mar), dia 20, e na Caravana das Oportunidades (UME José da Costa e Silva Sobrinho – Piratininga), no dia 27.

Os pacientes que forem reagentes serão encaminhados para a Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) para dar prosseguimento à investigação com exames laboratoriais e consultas médicas.

JULHO AMARELO

A Campanha Julho Amarelo faz o alerta para as hepatites dos tipos A, B e C que são transmitidas por vírus. A hepatite C, que será o alvo das testagens, é uma doença silenciosa que, em alguns casos, a manifestação dos primeiros sintomas pode demorar de 20 a 30 anos e acontece quando o fígado já está muito comprometido. Quanto mais cedo for descoberta, melhor a perspectiva de cura sem sequelas. Uma hepatite não tratada pode levar ao câncer de fígado.

A hepatite C é transmitida por relações sexuais desprotegidas e pelo sangue, por meio compartilhamento de seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes. Podem ser transmitidas também da mãe para o bebê.

TESTAGEM E TRATAMENTO

Em Santos, os testes rápidos para as hepatites B e C estão disponíveis a qualquer interessado, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no CCDI (Rua da Constituição, 556, Vila Mathias) e nas policlínicas (neste caso, é necessário procurar a unidade que atende ao local de residência).

Caso o teste seja positivo, o tratamento será realizado na CCDI, que conta com equipe específica para assistência dos pacientes com hepatite, além dos medicamentos necessários.

Os hospitais e as unidades de pronto atendimento também realizam a testagem rápida, quando há necessidade de confirmar ou descartar uma suspeita diagnóstica, em especial antes da realização de partos, após exposição sexual ou acidentes de trabalho.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS