Um voo da GOL Linhas Aéreas que partiu de São Paulo (Congonhas) com destino a Araçatuba (SP) na tarde desta quarta-feira (5) precisou retornar à origem após não conseguir pousar devido ao mau tempo na região.
O voo GLO1396, operado pela aeronave Boeing 737-700 de prefixo PR-GEJ, tinha partida prevista para as 11h55, mas decolou de Congonhas às 12h28. A chegada em Araçatuba estava estimada para as 13h15.
No entanto, devido às condições climáticas adversas em Araçatuba, o piloto não teve condições de pousar. Após sobrevoar a região por um tempo na tentativa de encontrar uma janela para o pouso, a tripulação optou por retornar ao aeroporto de origem.
A aeronave pousou de volta em Congonhas por volta das 15h15. As informações são do Flight Radar, sistema de monitoramento aéreo que acompanha o tráfego aéreo em tempo real.
História se repete
Curiosamente, a mesma aeronave, de prefixo PR-GEJ, já esteve envolvida em uma situação semelhante em 2023. Naquela ocasião, também por conta do mau tempo em Araçatuba, o voo precisou ser alternado para o aeroporto de São José do Rio Preto, relembra Márcio Paiola, apaixonado por aviação e que, por coincidência, estava neste voo.
No caso da rota do voo desta quarta-feira, o piloto fez várias voltas na região, depois do Tietê, na altura de Santo Antônio do Aracanguá e Votuporanga, à espera de uma melhora nas condições climáticas.
Como o tempo continuou ruim, o piloto virou para o lado de São José do Rio Preto, mas lá também estava muito carregado, por isso, a opção foi retornar para Congonhas, em São Paulo.
Nota da GOL
Em nota, a GOL informou que a aeronave foi reabastecida em Congonhas e seguiu para Araçatuba novamente, às 15h30. Veja abaixo nota enviada pela empresa:
“A GOL informa que devido às condições meteorológicas adversas no aeroporto de Araçatuba (ARU) nesta quarta-feira (5), o voo G3 1396, entre o aeroporto de Congonhas (CGH) e ARU, precisou retornar ao local de origem, CGH. No aeroporto, a aeronave foi reabastecida e seguiu para ARU, às 15:30 (horário local).
A Companhia reforça que todas as ações referentes ao voo impactado foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL”.



