Neste domingo (19), a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2025 foi aberta. Milhares de pessoas se reuniram na areia da Praia do Gonzaguinha. O público assistiu a um verdadeiro show com artistas locais, atores renomados e representantes da escola de samba Sangue Jovem.
O tema deste ano, “Encenação 2025 – Você é a História de São Vicente”, trouxe uma novidade: a interação com o público. Os espectadores puderam acessar o figurino, conversar com os artistas e explorar uma área instagramável e acervos históricos. Pela primeira vez, a Encenação ofereceu área coberta para todos os espectadores, protegendo-os da chuva. Também se destacou, pelo segundo ano consecutivo, a acessibilidade, com estrutura adaptada para pessoas com deficiência.
O Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, esteve presente. Ele descreveu sua emoção ao ver mais uma edição do espetáculo. “De 1532 para 2025. O primeiro dia de Encenação foi um espetáculo! É emocionante ver nossa história sendo contada por quem faz a cidade ficar de pé: o povo. Ainda tem mais por vir!”
Com cerca de 500 pessoas envolvidas, a Encenação 2025 tem estrelas como o ator Christian Malheiros, natural da Área Continental de São Vicente e atuante na Encenação desde os 12 anos. A atriz e bailarina Marissol Dias também se destacou. Ela interpretou a Índia Bartira, que, junto ao marido João Ramalho, acabou com a guerra entre indígenas e portugueses.
O evento terminou com clima de Carnaval. Ao final da peça, a escola de samba Sangue Jovem entrou em cena, convidando o público a sambar na areia. Neste ano, os artistas irão homenagear a Primeira Cidade do Brasil no desfile de Carnaval de Santos, retratando a história do município.
A abertura contou com a presença de várias figuras ilustres. Estavam presentes o Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário do Brasil, Paulo Teixeira (pai da atriz Júlia Yamaguchi), o Secretário Estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e os deputados estaduais Caio França, Letícia Aguiar e Paulo Corrêa Jr, além de vereadores e secretários municipais.
O deputado Caio França expressou seu orgulho de apoiar a Encenação. “Estou muito feliz por ajudar esse espetáculo a continuar de pé. São pessoas que, de forma voluntária, ajudam a contar a história de São Vicente, que se mistura com a do nosso país. Viva São Vicente, a mãe do Brasil!”, afirmou.