Cidadania e respeito. Está é a grande luta de Charles do Bronxs para manter o instituto

Atleta no centro da imagem unindo os alunos. Créditos: Divulgação/ICBronxs

Mais do que competição ou atividade física, o esporte também tem um papel fundamental na cidadania e na formação de novas pessoas. Com este pensamento, o campeão do Ultimate Fight Championship (UFC) e recordista de finalização, Charles do Bronxs está buscando atuar, abrindo uma nova sede do instituto que leva o seu nome. Contudo, ele tem que encarar uma outra luta: a busca por patrocinadores a seu Instituto, que será instalado no Guarujá.

De acordo com o atleta, o Instituto Charles do Bronxs caminha com a verba que consegue arrecadar de eventos organizados pelo próprio Instituto. Em 2022, foram realizados bingos, corrida de rua, lives beneficentes protagonizadas pelo próprio Charles, entre outros. Todo o lucro é revertido aos projetos voltados às crianças da entidade que, hoje, somam mais de 150.

No entanto, mais recursos são necessários para que o projeto seja colocado em prática e possa ser conduzido com segurança.

Créditos: Divulgação/ICBronxs

“Temos uma pequena equipe que não liga para dinheiro que trabalha incessantemente no Instituto. Dedicam tempo e muito esforço de forma voluntária para realizarem esses eventos, divulgar o nosso trabalho e conseguir fazer acontecer. Mas eu sempre fui sonhador, e sonho que a gente não precise mais se matar de fazer eventos para sobrevivermos. Acredito que existam pessoas boas com o mesmo sonho que eu, de investir no futuro de jovens tão talentosos, mas sem condições financeiras e até familiar”, afirmou.

Origem

Existente desde 2012, o Instituto Charles do Bronxs (ICBronxs) iniciou como um projeto social, dentro da academia particular do lutador, a Charles Oliveira Gold Team. Com isso, alguns horários eram reservados aos treinos de jiu-jitsu e MMA dos pequenos, mas, precisavam dividir a rotina com os alunos pagantes de todas as idades. Para a THMais, ele conta mais sobre o projeto.

“A primeira academia foi criada em 8 de agosto de 2012, no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Neste projeto ocorrem aulas de jiu-jitsu exclusivas para crianças carentes de comunidades do Município. Posteriormente, a modalidade de artes marciais mistas (MMA) também foi inserida no cronograma de treino das crianças. Atualmente são 150 crianças, de 6 a 15 anos de idade que participam da modalidade. Ele foi oficializado como Instituto Charles do Bronxs (ICBronxs) em fevereiro de 2022.

Hoje, o lutador do UFC revela que um novo espaço, inteiramente dedicado aos jovens, está para ser inaugurado. “Estamos na fase final nos retoques necessários. Em breve, anunciaremos a nova sede do Instituto, atingindo crianças de outras comunidades de Guarujá e da região”, comemorou.

A busca para criar um projeto se baseou na vida de Charles do Bronxs. Aos 12 anos, ele foi agraciado com uma bolsa atleta, pela falta de condições financeiras para arcar com os treinos. A partir disso, cresceu no esporte até se tornar campeão do UFC.

“Mesmo com o estrelato, nunca esqueci de onde vim, por isso fiz questão de abrir seu Instituto e oferecer a mesma oportunidade aos jovens em situação de vulnerabilidade social. Eles são agraciados com aulas de jiu-jitsu e Artes Marciais Mistas (MMA). O objetivo é ampliar modalidades de luta e oferecer desenvolvimento em outras áreas educacionais, como cursos profissionalizantes, aulas de música, libras, entre outros”, explica.

Ele também detalha que todos os alunos participam periodicamente de campeonatos. Ele cita que em junho, dezenas de crianças do ICBronxs participaram do ‘Futuro nos Tatames’. A competição foi no Ginásio Guaibê, em Guarujá, recebendo mais de 400 atletas de todo o Estado de São Paulo.

Claro que para tocar um projeto tão gigante é necessária a presença de voluntários. Além disso, uma grande mobilização para arrecadar fundos também é feita. Segundo o lutador, o espaço será inaugurado em agosto, mas o desafio é obter novos patrocinadores.

“Os voluntários ajudam a organizar diversos eventos voltados para as crianças. Bingos, Corrida de Rua, Festas Temáticas, entre outros eventos são realizados para que se consiga levantar tais recursos. Hoje, com um novo espaço a ser inaugurado no mês de agosto, o principal objetivo é conseguir parceiros que comprem a mesma luta que o fundador da entidade, Charles do Bronxs, em investir no futuro desses jovens”, detalha.

O novo espaço do Instituto Charles do Bronxs vai funcionar na Rua São Paulo, 286, Jardim Cunhambebe. Quem tiver interesse em ajudar o projeto basta entrar em contato por meio do telefone (13) 99758-6663. Segundo a organização, pode-se colaborar por meio de doação de equipamentos esportivos, produtos para realização de eventos do Instituto e financeiramente.

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS