Cobra venenosa é encontrada no quintal de uma casa, em morro de São Vicente

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente

Uma cobra coral verdadeira (Micrutus altirostris) foi resgatada pela Guarda Civil Ambiental (GCM) de São Vicente, neste domingo (23). Ela foi encontrada em um quintal de uma casa, na Avenida Newton Prado, no Morro dos Barbosas. De acordo com a Prefeitura de São Vicente, o animal venenoso estava ativo e não apresentava nenhuma lesão aparente.

Segundo a administração municipal, a serpente foi colocada dentro de um balde pelo morador que encontrou ela. Em seguida, o munícipe acionou a GCM pelo número 153 solicitando o resgate. Por não apresentar nenhum problema, o animal foi solto em uma área de mata fechada.

A GCM Ambiental de São Vicente reitera que não se deve alimentar, resgatar, perseguir ou capturar animais. O procedimento correto é entrar em contato com equipes técnicas e especializadas. Para isso, estão disponíveis os telefones 153 ou (13) 3467-7434.

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente

Cobra coral verdadeira (Micrutus altirostris)

Micrurus altirostris é uma espécie de cobra coral verdadeira que pode ser encontrada no sul do Brasil e em partes da Argentina e do Uruguai. Ela possui hábito fossorial, ou seja, costuma ser encontrada no solo, embaixo de folhas ou árvores caídas.

Todas as corais verdadeiras pertencem à família Elapidae, são venenosas, e seu veneno tem ação neurotóxica, agindo sobre o sistema nervoso de suas presas.

Sua dieta inclui outras serpentes, lagartos e cobras-cegas. Um fato curioso sobre esta espécie é que quando ela se sente ameaçada, projeta a cauda para cima enquanto mantém sua cabeça baixa e próxima ao corpo, aumentando assim as chances de o predador evitar a cabeça. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS