Um dos desafios que Bertioga tem encarado é garantir a preservação ambiental, principalmente por conta das ocupações irregulares e construções de novos imóveis. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente do município promovem uma “Força Tarefa”.
Segundo o Departamento de Operações Ambientais (DOA), a atuação é para conter o crescimento desordenado e ainda combater atividades que violem a legislação ambiental e promover a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade.
Durante a operação ocorrida nesta quarta-feira, 29, houve autuação por supressão parcial ou total de vegetação arbórea sem a devida licença ambiental, conforme previsto no artigo 81 do Código Ambiental de Bertioga (Lei 294/88).
Ainda de acordo com a prefeitura, a Força-Tarefa ocorre semanalmente, sendo coordenada pelo Departamento de Operações Ambientais e supervisionada pela Secretaria de Meio Ambiente. Conta ainda com a atuação das Secretarias de Segurança e Mobilidade e Serviços Urbanos, além da participação da Polícia Militar Ambiental.