Nos últimos tempos, vem ocorrendo uma procura maior de adolescentes e até mesmo crianças com a intenção de passarem pelo tratamento de bloqueio hormonal para a transição de gênero. Mas este procedimento pode ser paralisado, devido a um pedido feito pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PL).
O parlamentar é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do tratamento para transição de gênero em crianças e adolescentes e o pedido foi emitido na quinta-feira (29). De acordo com o documento, o tratamento ocorre no Hospital das Clínicas (HC), e a solicitação é que hospital não inicie novos tratamentos.
O pedido do Tenente Coimbra também é que ocorra a interrupção dos procedimentos de bloqueio puberal e hormonioterapia cruzada que estejam acontecendo neste momento.
Além disso, segundo a assessoria do parlamentar, também foi feito o requerimento para que o Hospital das Clínicas forneça o tratamento médico necessário e adequado, ministrado por médicos e profissionais da saúde distintos dos integrantes do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (Amtigos).
Dessa forma, os pacientes que vão precisar interromper os procedimentos. Isso tem como objetivo garantir a saúde física e mental de crianças e adolescentes que estão no processo de bloqueio.