Fortaleza: da Série C ao vice-campeonato continental em apenas seis anos

Créditos: Reprodução

No último sábado (28/10), o Fortaleza disputou a final da Copa Sul-Americana contra a LDU e acabou sendo derrotado nos pênaltis, após empatar em 1×1 no tempo normal e na prorrogação. Bateu na trave o primeiro título internacional de um clube do Nordeste.

A expectativa, que era grande, devido à sólida campanha do Leão do Pici, no final foi frustrada. Mas nem o seu mais otimista torcedor poderia acreditar que o time chegaria tão longe em tão pouco tempo.

O tricolor cearense estava longe dos principais torneios desde 2006, última vez que esteve na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2017, estava na Série C e foi nesse ano que as coisas começaram a mudar, sobretudo com o acesso à Série B e a eleição de Marcelo Paz como presidente.

Paz revolucionou a gestão do Fortaleza, elevando a receita do clube em mais de dez vezes. Contratou Rogério Ceni para ser treinador em 2018, firmando uma parceria que daria muito certo, pois o técnico ficou responsável não só pelo time, mas também em ajudar na melhora das estruturas do clube. Os resultados puderam ser vistos muito rapidamente.

Revolução

De 2018 até agora, foram conquistados cinco estaduais, duas Copas do Nordeste e a Série B de 2018, com direito à campanha histórica. Com o argentino Juan Pablo Vojvoda no comando, o Fortaleza fez a melhor campanha de sua história na primeira divisão no ano passado. Nesse ano, chegou na final da Copa Sulamericana pela primeira vez.

Apesar da grande torcida, o primeiro título internacional não veio dessa vez. Mas é louvável que um clube tenha conseguido tantos feitos em tão pouco tempo, mesmo sem o apelo midiático e todo o apoio dos times do eixo Rio-São Paulo-Sul-Minas.

O trabalho realizado no Fortaleza deveria servir de exemplo para todo clube que queira estar entre os melhores. A derrota foi dolorida e o sentimento do torcedor, nesse momento, é de tristeza, mas o futuro é promissor. Se o trabalho se mantiver, o Leão continuará na disputa dos títulos mais importantes e o primeiro deles não demorará a chegar.

Felipe Moreira25 Posts

    Felipe Moreira é um apaixonado por esportes, sobretudo futebol. É formado em Direito e cursa jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Lost Password