Um homem foi preso em flagrante ao cometer um crime ambiental no bairro Ribeirópolis, em Praia Grande. Ele foi visto cortando as árvores do local que é de preservação ambiental e as câmeras da prefeitura registraram toda a ação.
Segundo a administração, a Guarda Ambiental foi acionada pelo Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe), depois que o crime foi filmado. Uma equipe foi até a Avenida
Rocha Pombo e o responsável pelo corte de uma árvore nativa foi detido.
Ele foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) e enquadrado no art. 49 da Lei de Crimes Ambientais (LCA), com apreensão do instrumento de corte, para lavratura de Auto de Infração Ambiental (AIA). A perícia foi acionada e optou pela conclusão dos trabalhos de forma remota com auxílio do Inspetor Chefe Marques.
Ainda segundo a administração, existe uma Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação. O setor atua constantemente com várias frentes de trabalho coibindo novas invasões, contando com a Guarda Ambiental e sua tecnologia de monitoramento e mapeamento aéreo com drones, além de imagens de satélite obtidas diariamente junto à Polícia Federal (Programa Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro).