Inverno está com a cara do verão na Baixada Santista

Créditos: Divulgação

Chegou o inverno e a expectativa era de clima frio, de muita gente com agasalho e proteção contra o frio. Mas na Baixada Santista não tem sido bem assim. Pelo contrário, quem circula nas ruas, avenidas e nas praias, a vestimenta tem sido outra: roupas leves que lembram o verão.

Quem pode, tem aproveitado a praia ou a orla para aquele exercício ou diversão com bermuda, sunga, biquíni e demais roupas leves. Mesmo em pleno inverno, as temperaturas tem ficado acima do ideal. Mas afinal, porque o veranico está presente? A THMais ouviu o climatologista da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, que contou que muito desta mudança é por causa do fenômeno El Niño.

“O El Niño já está em andamento e diversas regiões do Oceano Pacífico estão com mais de 1ºC acima. Mas falta um tempo para o calor acoplar com a atmosfera, para que ele se junte e assim mude o tempo. Em alguns pontos da América do Sul tem registro de chuvas acima do ideal. Tem regiões que chove acima da média, mas em outros que a escassez da chuva e o calor predominam”.

“No Brasil, a Região Sul é afetada por chuvas fortes, com tempestades, mesmo em pleno inverno. Tudo devido ao El Niño. No caso da Baixada Santista, temos indícios do El Niño. Desde maio que os veranico estão predominando, até mesmo em outros pontos do estado”.

Ainda de acordo com Rodolfo, o frio chegou com mais força apenas nas regiões de serra e demais cidades do Interior de São Paulo, enquanto que no Litoral, o veranico foi predominante. A Baixada Santista tem a vantagem de ter o pré-El Niño e ainda guarda o resto do que ficou do verão e o calor demora mais tempo para esfriar ou esquentar.

“A mudança de tempo só é mais sentida, quando há fenômenos mais fortes, como o La Niña. Para este inverno a previsão é de um inverno mais tranquilo, sem frio mais rigoroso. Mas caso haja um fator fora do esperado, aí o tempo vai derrubado, mas a tendência é de um clima mais ameno. É bom deixar claro que o El Niño não vai tirar o frio, mas ele vai deixar que ele não seja tão rigoroso.”

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS