Jazz Festival de Santos vai começar com ações de sustentabilidade

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

O 11º Santos Jazz Festival começa nesta quinta-feira (27), mas além de levar música de qualidade, também tem um toque de sustentabilidade. Tudo porque a cidade está inserida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o chamamento da Organização das Nações Unidas (ONU) para tornar as cidades mais sustentáveis, inclusivas e com redução dos problemas sociais.

Segundo a prefeitura, além de trazer nomes dos cenários nacional e internacional, o festival este ano foi concebido em sintonia com os 17 ODS. Uma das primeiras decisões da organização do evento foi deixar pelo menos a metade da programação a cargo de artistas negros e mulheres. Isto reflete os objetivos de números 5 (igualdade de gênero) e 10 (redução das desigualdades).

“E será uma participação com protagonismo. Muitos vão fechar as noites”, aponta o idealizador e diretor de produção do Santos Jazz Festival, Jamir Lopes.

Já a diretora executiva do evento, Denise Covas, completa que também foi pensada a diversidade geracional (também bandeira 5), igualdade de gênero. “A programação do evento transita em todas as faixas etárias, vai desde o público infantil ao público mais maduro”.

Nos intervalos dos shows serão divulgados materiais abordando os 17 ODS. Segundo Jamir Lopes, os tópicos serão abordados para reflexão desde a necessidade da diminuição do uso do plástico até a questão das desigualdades de gênero e social.

“Vivemos em um país onde a maioria da população é feminina e negra. Só que esse pessoal está fora das grandes esferas de poder. O Santos Jazz sempre se mostrou relevante não apenas na parte de música de qualidade, mas sempre tentou dialogar essas questões, que podem parecer incômodas para alguns”.

Segundo ressalta Denise Covas, haverá um espaço em forma de casa e um contentor chamando a atenção para a separação dos tipos de lixo – em consonância com o ODS número 12 (produção e consumo sustentável). “O festival caminha para ser um evento totalmente sustentável. Com pequenas ações, podemos fazer uma diferença bem grande”.

O chefe do Departamento de Políticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods), Fábio Tatsubô, diz que a inserção do Santos Jazz Festival nos 17 ODS é fundamental. “Precisamos divulgar mais os ODS. Uma pesquisa mostrou que 37% dos entrevistados já ouviram falar deles e apenas 1% sabe do que se trata. Então, temos um trabalho grande de divulgação e conscientização das pessoas sobre esses objetivos”. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS