O mês de julho é voltado para a população tomar cuidado com o risco de câncer de cabeça e pescoço. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no triênio 2023-2025 a estimativa é que 39.550 casos de câncer de cabeça e pescoço, por ano, surjam no Brasil. A Região Sudeste é quem lidera o número de casos, com mais de 20 mil. Por isso, foi criada a Campanha Nacional de Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, chamada de Julho Verde.
De acordo com o médico cirurgião especialista em cabeça e pescoço, Dr. Rogério Dedivitis, ela alerta para a importância de ficar atentos aos sinais do corpo para a prevenção de doenças dessa região. Ele diz que algumas atitudes simples do dia a dia é a melhor forma de evitar o câncer de cabeça e pescoço.
“Procure manter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, mantenha a higiene bucal em dia, use protetor solar, evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, principalmente os destilados e principalmente, não fume”, enfatiza.
Dados da Região Sudeste:
- 8.820 casos de câncer de Tireoide
- 7.870 casos de câncer de Cavidade Oral
- 3.780 casos de câncer de Laringe
Ainda segundo Dr. Rogério Dedivitis, os casos registrados pelo mundo são altos e requerem uma atenção especial.
“Anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, com impacto negativo na sobrevida do paciente. Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer e é o quinto maior entre os homens, com cerca de 10 mil óbitos por ano no Brasil”.