Mais linhas intermunicipais da Baixada Santista vão ter trajeto e numeração alteradas

Créditos: Divulgação/EMTU

As mudanças nas linhas intermunicipais entre São Vicente e Santos continuam. Neste sábado (11/11), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a BR Mobilidade vão reestruturar as linhas 901 (também conhecidas como circulares 09 e 10), que fazem o trajeto entre a Vila Margarida, em São Vicente e a Avenida Ana Costa, em Santos. Além disso, a 901BI1, que percorre pela Esplanada dos Barreiros até a Ana Costa, também será alterada.

De acordo com a EMTU, as linhas, que operam hoje de forma circular, com diferentes percursos nos sentidos ida e volta, darão origem a duas novas linhas radiais: a 962 e a 963. A empresa explica que ao adotar o formato radial, com trajeto similar nos sentidos ida e volta, será possível otimizar a operação dos ônibus. Assim, vai dar eficiência da frota no atendimento às regiões, com itinerários ajustados para atender às áreas de integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Vicente e Santos.

A implementação das linhas radiais possibilita melhorias na frequência e intervalos regulares dos ônibus, promovendo um sistema de transporte mais eficiente e conveniente para os passageiros. Todos os pontos que faziam parte do itinerário das linhas 901 e 901Bl1 continuarão sendo atendidos pelas novas linhas, sem alterações na tarifa. 

Como fica a mudança:

A EMTU informa que a linha 962 executará a ligação entre São Vicente (Náutica III) – Santos (Gonzaga) via São Vicente (Vila Margarida) e Santos (Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Ana Costa e Praça da Independência). Já a linha 963 realizará a ligação entre São Vicente (Náutica III) – Santos (Vila Matias) via São Vicente (Vila Margarida) e Santos (Praias, Avenida Ana Costa  e estação do VLT). Ambas terão ponto inicial na Avenida Sargento Jusivaldo Salustriano dos Santos, 15 e ponto final na Praça da Independência, na Av. Ana Costa.

Nos pontos próximos às estações do VLT será possível a integração física e tarifária entre as linhas, por meio do cartão BR Card, permitindo que os passageiros realizem os deslocamentos entre os dois percursos sem custos adicionais.

Com a alteração das linhas, os passageiros que embarcam nos primeiros pontos do novo itinerário passam a ter uma opção a mais para chegarem a Santos, através da integração com o VLT na estação Barreiros, dispondo de ainda mais conforto e rapidez no deslocamento, sem acréscimo tarifário. A integração das linhas com o VLT também é possível no sentido oposto, de Santos a São Vicente.

A operação será acompanhada pela fiscalização e planejamento para eventuais ajustes caso necessário. Para obter mais informações sobre os itinerários e horários das linhas, basta acessar, a partir do sábado (11/11), o site, o aplicativo EMTU Oficial, ou o aplicativo Quanto Tempo Falta, da BR Mobilidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS