Ministro Sílvio Filho autoriza obras na Perimetral de Guarujá e conhece área do futuro Aeroporto

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Guarujá recebeu a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, nessa quinta-feira (21/09). Ele assinou o termo de compromisso para o cronograma de obras da segunda fase da Avenida Perimetral, em Vicente de Carvalho e também conheceu a área onde será construído o futuro Aeroporto Civil Metropolitano.

Na sede da Autoridade Portuária de Santos, o ministro assinou junto com o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB) e demais autoridades no Paço Moacir dos Santos Filho, o termo de autorização para as obras na Avenida Perimetral da Margem Esquerda.

Segundo a administração, trata-se da segunda fase da Avenida Perimetral de Guarujá que permitirá a segregação total de fluxo de veículos de carga com destino ao Porto. A nova etapa garantirá fluidez no tráfego local trazendo melhor qualidade de vida à população. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e possui um orçamento de R$ 580 milhões.

O prefeito de Guarujá relatou sobre o orgulho em receber a autoridade federal. “Com muita honra recebemos o ministro em nossa Cidade. A segunda fase da Perimetral, o Aeroporto e a ligação seca, por exemplo, são projetos de grande importância e que trarão impactos positivos à nossa população. Graças ao também apoio e empenho do Governo Federal, representado pelo ministro, tenho certeza de que ainda mais projetos estratégicos sairão do papel”.

O ministro de Portos e Aeroportos reiterou a parceria entre União e Município. “Pude perceber o quanto o prefeito Válter é uma referência em trabalho e tem um enorme compromisso com esta Cidade. Quando nos falamos pela primeira vez, ele já se colocou como parceiro do Ministério para que possamos trabalhar projetos de interesse do Município”, afirmou o ministro.

Novidades sobre o Aeroporto de Guarujá e o túnel

Durante o encontro, os assuntos do Aeroporto Civil Metropolitano e o túnel para ligar a cidade até Santos foram discutidos. O ministro Sílvio Costa Filho, junto com o prefeito e demais autoridades fizeram vistoria no Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá na Base Aérea, em Vicente de Carvalho.

Costa Filho assistiu a um vídeo que apresenta todas as fases do projeto do aeródromo. Logo após, o ministro conheceu a pista e demais áreas da Base Aérea.  

De acordo com a prefeitura, foi republicado, na edição de quinta-feira do Diário Oficial de Guarujá, o edital de licitação das obras da primeira fase, que compreende pista e cercamento. Trata-se de uma reprogramação deste edital, após apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com isso, a previsão é de que as obras da primeira fase comecem no primeiro semestre de 2024.

“Estamos em diálogo com companhias aéreas e a Infraero para que possamos criar uma agenda de fortalecimento do turismo, com o Aeroporto. Na semana que vem, estaremos construindo um plano de aviação”, ressalta o ministro. 

O ministro de Portos e Aeroportos defendeu a importância da ligação seca entre Guarujá e Santos. Costa Filho contou, inclusive, que na próxima semana, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na Capital, para anunciar novidades sobre o túnel, cujo projeto incluirá a requalificação de palafitas.  

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS