A umidade baixa do ar também contribui para alguns dos problemas respiratórios podendo aumentar as crises de rinite, sinusite entre outros. A rinite por exemplo atinge cerca de 30% dos adolescentes, de acordo com dados do ISAAC (estudo internacional de asma e alergias na infância).
A reportagem é de Fernando Degaspari e as imagens são do Marco Aurélio Rezende.
A Med Sul Saúde aponta os 4 problemas de saúde e doenças que podem ser causadas pela mudança de temperatura.
- Gripe
Imagine que nossas vias respiratórias se preparam para permanecer em uma temperatura constante. De repente, há uma mudança de temperatura. Isso pode fazer com que elas fiquem irritadas, o que aumenta a chance de a gripe aparecer.
A gripe é causada pelo vírus influenza, com o qual temos contato justamente pelas vias respiratórias.
Sintomas como a febre alta, dores no corpo, secreção nasal e calafrios são os principais indicativos da gripe.
- Pneumonia
A inflamação dos pulmões, que caracteriza a pneumonia, pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos — e a baixa imunidade causada pelas alterações de clima pode facilitar essa inflamação.
A pneumonia é bastante perigosa, e tem como sintomas a febre alta, dores no peito e dificuldade para respirar. Não hesite em procurar um médico quanto antes, caso note os sintomas.
- Alergias
Os ácaros, pequeninos aracnídeos, são os causadores da maior parte das alergias respiratórias. A temperatura mais baixa faz com que fechemos as janelas, o que torna ambientes como almofadas, tapetes e cortinas mais propícios à proliferação desses bichinhos.
Espirros constantes e tosse podem ser indicativos de uma alergia respiratória. Consulte seu médico para tratar adequadamente o problema.
- Amigdalite
Assim como no caso da gripe, a presença de mais vírus e bactérias no corpo por conta da baixa imunidade pode causar a inflamação das amígdalas.
O próprio clima mais seco pode, também, ressecar as amígdalas e torná-las mais propensas à inflamação.
Dor de garganta ao engolir, inchaço nas amídalas e febre são alguns indicativos dessa condição.
Caso não seja tratada, a inflamação pode evoluir para uma infecção, tratada normalmente com antibióticos.