A operação de salvamento do Navio Oceanográfico Prof. W. Besnard alcançou importante avanço com a recuperação da condição de flutuabilidade da embarcação. Após testes, a embarcação voltou a flutuar no cais do Porto de Santos nesta segunda-feira (15).
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), a embarcação permanece sob monitoramento técnico contínuo para avaliação de sua estabilidade e integridade estrutural, etapas necessárias antes da definição das próximas fases da operação.
A embarcação adernou no dia 13 de março no Parque Valongo, em Santos, ficando com uma parte submersa e apoiada no fundo do estuário. Ninguém ficou ferido na ocasião.
Após o incidente, a APS informou isolou a área em terra e instalou barreiras de contenção no mar
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
como medida preventiva, para evitar possível vazamento de óleo no estuário. A Capitania dos Portos de São Paulo também foi comunicada sobre a ocorrência.
Na época do incidente, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informou que enviou dois peritos militares ao local, por terra e pela água, para avaliar a situação. A corporação confirmou que o navio permaneceu amarrado ao cais e assentado no leito do estuário.
A embarcação tem cerca de 60 anos de história e é considerada um dos principais navios de pesquisa científica do Brasil. Com participação em mais de 150 expedições oceanográficas, integrou missões científicas na Antártida e atualmente pertence ao Instituto do Mar, associação civil sem fins lucrativos.
Leia também: Homem desaparecido em Guarujá é encontrado morto em área de mata


