Na manhã da última sexta-feira (8), um anúncio histórico marcou a cidade de Santos. A Prefeitura, após análises de diversos setores e órgãos competentes, autorizou o projeto da nova arena multiúso do Santos Futebol Clube. A estrutura, com capacidade para mais de 30 mil pessoas, será erguida em uma área de 71 mil m², onde hoje fica o Estádio Urbano Caldeira.
O anúncio oficial aconteceu na sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. Estavam presentes representantes do clube, da Prefeitura, da empresa responsável pela obra (WTorre) e outras autoridades. O prefeito Rogério Santos destacou o simbolismo da parceria entre clube e cidade. Ele afirmou que o clube levou o nome de Santos para todos os cantos do mundo. “Hoje, ao aprovarmos esse projeto, damos um passo importante para o clube e para a cidade”, ressaltou.
Um projeto que promete modernização e transformação
O presidente do Santos F.C., Marcelo Teixeira, classificou o momento como histórico. Segundo ele, o clube cumpre seu papel de transformação e modernização. “Era uma obrigação do Santos Futebol Clube ter uma arena multiúso”, afirmou. Assim, a nova arena será capaz de gerar recursos por meio de shows e eventos, o que contribuirá para o clube e a cidade.
A empresa WTorre, responsável pela obra, apresentou alguns detalhes técnicos do projeto. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 700 milhões, com prazo de construção de 40 meses. A nova arena terá capacidade para 30 mil pessoas. Além disso, ela proporcionará uma experiência mais qualificada ao torcedor, com total acessibilidade.
Revitalização do entorno e medidas compensatórias
O diretor de novos projetos e negócios da WTorre, Luiz Otávio do Amaral Alves, explicou que a obra prevê uma série de contrapartidas. A principal delas é a revitalização de todo o entorno do estádio. Isso inclui calçadas niveladas, novo paisagismo, câmeras de segurança, e melhorias na sinalização, ciclovias e iluminação pública. Além disso, haverá uma compensação ambiental com o plantio de 300 árvores nativas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
O projeto passou por um longo processo de aprovação, que envolveu o cumprimento de normas municipais, estaduais e federais. O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) indicou que os impactos negativos serão poucos. A aprovação, portanto, impôs medidas mitigadoras e compensatórias, como:
- Melhorias na programação semafórica e nas sinalizações horizontal e vertical das vias do entorno.
- Instalação de painéis de orientação e bicicletários.
- Revitalização de calçadas, com criação de espaços de convivência e ampliação do sistema de drenagem.
- Modernização da iluminação pública com luminárias de LED.
- Fornecimento de equipamentos de Painel de Mensagem Variável (PMVs).
- Oferta de vagas de estacionamento externas.
As vagas para a contratação de mão de obra para a construção serão anunciadas no Centro Público de Emprego de Santos. Os responsáveis técnicos terão até um ano para solicitar a licença para as obras, que inclui a demolição da estrutura atual. A conclusão está prevista para aproximadamente três anos após o início das construções.
Homenagens e novos espaços
A nova arena será dividida em quatro setores: arquibancada, arquibancada superior, deck premium e camarote. O projeto prevê a modernização da estrutura para que o local possa receber, além de jogos, grandes shows, eventos sociais, lojas, restaurantes e uma área de coworking. A estrutura externa também irá homenagear grandes ídolos, com projeções de Pelé. Haverá, ainda, estacionamento para veículos, um avanço em relação à estrutura atual.
Veja mais detalhes na reportagem:



