Novembro chegou e o cuidado com a saúde deve ser redobrado. Só que além do Novembro Azul, que reforça a atenção da saúde do homem contra o câncer de próstata, o mês também adotou a campanha Novembro Vermelho, que faz o alerta contra o câncer de boca. Em Santos, tem programação definida para prevenir contra a doença.
De acordo com a administração, no dia 9, a Secretaria de Saúde de Santos realiza simpósio de odontologia sobre o assunto, para capacitação dos profissionais de saúde das policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas. O evento ocorrerá no Bloco E da Universidade Santa Cecília (Rua Dr. Cesário da Mota nº 8 – 4° andar), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para o Dia D, no dia 11 de novembro será realizado o ‘Dia D’, para a população e ação para profissionais da rede de Saúde. Neste ano, o foco está na prática do autoexame, o principal método para descobrir a doença que pode ser feito facilmente por qualquer pessoa.
Ainda segundo a prefeitura, no Dia D serão dispostas tendas, das 9h às 15h, no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº), Novo Quebra-Mar (emissário submarino – orla do José Menino), Concha Acústica Vicente de Carvalho (ao lado do canal 3) e Praça Abílio Rodrigues Paz (BNH). O objetivo é promover orientação e conscientização sobre o tema. A Concha Acústica contará com a presença da Van Odontológica, que estará disponível para fazer o exame de avaliação para câncer de boca, caso necessário.
Conheça a doença e como prevenir
O câncer de boca geralmente é causado pelo tabagismo, consumo de álcool, falta de higiene oral, alimentos pobres em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C, exposição ao sol, histórico familiar e prótese mal adaptada ou quebrada. Cerca de 80% dos casos desse tipo de câncer têm cura, mas é importante que o diagnóstico seja feito no início, para ter o tratamento adequado.
Para realizar o autoexame é preciso observar todas as regiões da boca e apalpar o pescoço. Caso seja observada alguma alteração, deve-se ir à policlínica de referência do local de moradia para relatar o problema, ou às unidades de pronto atendimento (UPAs).
O câncer de boca geralmente aparece com uma úlcera, uma ferida que no início não dói, mas não cicatriza. Pode aparecer também no formato de caroços, áreas dormentes, inchaços, sangramentos, dores e manchas coloridas na parte interna da boca ou lábios.
Qualquer ferida na boca que permaneça por mais de 21 dias deve ser examinada por um cirurgião dentista ou um médico. Todas as policlínicas da Prefeitura de Santos estão de portas abertas para a prevenção, orientação e diagnóstico do câncer bucal.