Mais uma morte foi confirmada durante a “Operação Escudo” que ocorre na Baixada Santista desde 28 de julho, após a morte do policial da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). Um jovem, de 19 anos, foi morto durante abordagem do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), na segunda-feira (4), em Guarujá. Agora o número de óbitos está em 28.
Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito foi identificado como Lucas Gustavo Ribeiro Miranda e o caso aconteceu na Avenida Miguel Mussa Gaze, no bairro Vila Santa Rosa. A equipe do Baep realizava patrulhamento, quando se deparou com três pessoas em atitude suspeita e fugindo em direção ao mangue.
Eles ficaram por um tempo no mangue e na saída, se depararam com os policiais. Os suspeitos então dispararam e houve revide dos agentes, que acertaram o jovem. Os demais conseguiram escapar. Com o suspeito, foram encontradas duas sacolas de drogas, mas não foram revelados o tipo e quantidade não especificadas.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o resgate para o jovem foi acionado, e ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodoviária. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que todas as ocorrências de mortes decorrentes de intervenção policial (MDIP) estão em investigação pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos, com apoio do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e Polícia Militar.
De acordo com a pasta, o conjunto probatório apurado no curso das investigações, incluindo as imagens das câmeras corporais, tem sido compartilhado com o Ministério Público e o Poder Judiciário.