O Projeto do Parque Valongo de Santos ganhou mais um reforço para a execução e finalização das obras. Nesta sexta-feira (27/10), durante visita do ministro Sílvio Costa Filho na Autoridade Portuária de Santos (APS), foi assinado um acordo que destina R$ 35 milhões para a conclusão dos serviços.
Segundo a administração, o dinheiro será usado para transformar áreas de antigos armazéns portuários, no Centro, em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais. Assim, os recursos para a fase inicial do projeto, com previsão de entrega até julho de 2024 estão garantidos.
A assinatura realizada com o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, foi acompanhada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“O Parque Valongo está cada vez mais perto de se tornar realidade. Os investimentos que temos vão permitir o desenvolvimento na área turística e na área do transporte desta região, pois o parque também terá um terminal hidroviário, potencializando o turismo histórico e náutico”, afirma o prefeito.
A ideia é que o Parque Valongo seja o principal atrativo turístico, de lazer, cultura e gastronomia. Os armazéns que ficam do 1 ao 8 serão revitalizados. A região também contará com um novo terminal de cruzeiros e um centro de pesquisas tecnológicas.
A Prefeitura de Santos informa que o recurso deste convênio vem de uma indenização devida pela APS pelo aporte que o Município já empenhou ao projeto, por meio de Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigatórias e/ou Compensatórias (Trimmcs).
Um protocolo de intenções, assinado em 18 de agosto deste ano, define que a Autoridade Portuária vai ressarcir a Prefeitura dos valores dos Trimmcs, por meio do Fundurb.