Portuguesa Santista vence o São José, a chuva e abre vantagem na final da Copa Paulista

Créditos: Agência FPF

A chuva não deu trégua em Santos neste sábado (07/10). Mesmo assim o público lotou o Estádio Ulrico Mursa e o que não faltou foi apoio até os instantes finais para a Portuguesa Santista conseguir uma vitória fundamental na final da Copa Paulista. Contra o São José, o jogo foi duro, mas com alívio para a Briosa que venceu por 1 a 0 e agora pode empatar que vão erguer pela primeira vez a taça da competição.

Mesmo com o dilúvio, o primeiro tempo foi animado das duas equipes. Léo Santos teve ótima oportunidade no começo do jogo, mas parou na trave. A Águia do Vale não deixou por menos e Nicholas chutou de fora, obrigando a defesa do goleiro Wagner.Dentro de campo, Portuguesa Santista e São José fizeram um jogo animado desde o começo.

Depois, aos oito minutos, Franco apareceu livre, mais uma vez, para os donos da casa, mas acabou desperdiçando uma boa chance. Aos 16, nova chance são-joseense. Após encontrar Rafael Tanque livre, Nicholas buscou cruzamento, mas viu Glauco travar de última hora e evitar o lance.

Anderson Magrão quase conseguiu se antecipar ao goleiro Luiz Augusto aos 26 minutos, mas não conseguiu abrir o placar. Aos 31, foi a vez do São José acertar a trave, em cabeçada de Rafael Tanque. Aos 38, a Portuguesa Santista quase marcou, mas a zaga visitante salvou.

Alivio no fim

Veio o segundo tempo e a chuva apertou ainda mais, dificultando a criação de oportunidades. Embora a Portuguesa Santista tivesse mais posse de bola, faltava criar oportunidades. Enquanto a Briosa saía para o jogo, Na volta dos vestiários, o ímpeto dos clubes caiu levemente, o São José explorava os contra-ataques.

Apesar disso, a primeira chance foi visitante, com Heitor Roca arriscando de longe e obrigando Wagner a fazer boa defesa. Depois disso, o duelo entrou em um hiato de grandes chances e só esquentou próximo dos 30 minutos, quando Pedro Favela viu Wagner fazer grande defesa e evitar o primeiro gol da Águia do Vale.

A resposta da Briosa veio mandante veio aos 35 minutos, com Anderson Magrão arriscando no peito e mandando de primeira, mas a bola saiu longe do gol.

Os torcedores estavam agoniados, mas apoiavam intensamente o time, apesar da chuva, que não dava trégua. Mas o alívio estava para chegar. Aos 48 minutos, Kaio Crístian foi tocado por Caio César dentro da área e a arbitragem assinalou pênalti em favor da Portuguesa Santista.

Somente aos 53 minutos, Léo Franco cobrou com tranquilidade e decretou a vitória por 1 a 0 para a Portuguesa Santista e assegurando uma importante vantagem.

Futuro

O jogo decisivo será no sábado (14/10), no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. A Portuguesa Santista poderá jogar por um empate no duelo de volta para erguer a taça. Já o São José, por sua vez, precisa vencer por dois gols para ficar com a taça. Vitória são-joseense por apenas um gol leva a decisão para os pênaltis.

Tanto o campeão como o vice-campeão da Copa Paulista estarão garantidos em competições nacionais em 2024. Quem ficar com o título, poderá escolher entre participar da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, enquanto o vice-campeão fica com a vaga restante.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS