Praia Grande registra nova queda de mortalidade infantil

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande registrou mais uma vez, um número de queda de mortalidade infantil. Agora o índice é de 8,5 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. As ações e investimentos na saúde realizadas pela administração, tem gerado resultados positivos.

De acordo com a prefeitura, esse indicador de apenas um dígito é o menor desde 2006, quando se iniciou a coleta de dados. Os números correspondem a óbitos de crianças menores de um ano e são provenientes do Sistema de Informação de Óbitos (SIM) e do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC), ambos ligados ao Ministério da Saúde.

Eles foram apresentados durante a reunião dos secretários de Saúde da Região, a Comissão Intergestores Regional (CIR), do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) da Baixada Santista, que ocorreu em Praia Grande na última semana.

De janeiro a setembro foram registrados 3.063 nascidos vivos e somente 26 óbitos no Município. É disparado o menor número de mortes desde o início do levantamento. Esses dados evidenciam que o esforço dos profissionais de saúde e os investimentos da Administração Municipal têm produzido frutos cada vez melhores para Praia Grande.

Detalhes

Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, o índice evidencia que a Prefeitura não tem medido esforços para aprimorar os serviços e oferecer uma saúde de qualidade para a população.

“Praia Grande conta com uma estrutura diferenciada nas Usafas, uma rede especializada ampla, além de investimentos recentes na Maternidade do Hospital Irmã Dulce, que propiciam essa redução da mortalidade infantil. Temos também as ações voltadas ao aleitamento materno, como a inauguração do Posto de Coleta de Leite Humano dentro do Hospital, que sem dúvida vai salvar ainda mais vidas. Tudo isso com profissionais sendo constantemente capacitados e atuando de forma integrada, garantindo resultados como esse, que seguiremos empenhados em aprimorar cada vez mais”, declarou.

Pré-natal

Em Praia Grande, a mãe e o bebê recebem acompanhamento na Unidade de Saúde da Família (Usafa) desde a confirmação da gravidez até o nascimento, no parto e também nos primeiros anos de vida da criança. O Município possui uma robusta estrutura de saúde voltada para a saúde preventiva, com foco na promoção da saúde e na prevenção de doenças. São 30 Usafas e mais de 100 equipes do Programa de Saúde da Família, cobrindo 100% da população.

As unidades possuem uma equipe multiprofissional, com enfermeiros e médicos especialistas em saúde da família, que passam frequentemente por capacitação, proporcionando um acompanhamento mais adequado.

As Usafas recebem também o apoio dos profissionais dos Programas da Residência Médica e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande, além da equipe de eMulti (antigo Nasf), composta por profissionais de diversas áreas, como ginecologista e pediatra, que dão suporte às unidades em casos que necessitam de maiores cuidados.

O Município conta também com o Centro de Apoio à Saúde da Mulher (Ceas Mulher), no Bairro Caiçara, que faz parte da Rede de Especialidades Médicas. Os ginecologistas do equipamento fazem todo o acompanhamento dos pré-natais de risco em parceria com as Usafas. Os casos de maior complexidade são encaminhados para atendimento referenciado no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, ou no Ambulatório Médico de Especialidades do Estado (AME) de Praia Grande.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS