Dois homens, de 28 e 32 anos, são suspeitos pelo furto de cabos de telefonia em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A Polícia Civil, com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de ambos na última terça-feira (12), a ação fez parte da “Operação Vivare”.
Os acusados trabalham na empresa terceirazada TEL Telecom, que presta serviços para a Vivo Telefonia. As investigações, conduzidas ao longo de vários meses revelaram que, em pelo menos um dos casos de furto no bairro Solemar, os autores eram funcionários da empresa. Em maio deste ano, após reclamações de clientes sobre a falta de serviço, a Vivo descobriu o furto de 62 metros de cabo. As imagens mostraram uma equipe da empresa cortando e retirando os cabos, o que contraria suas atribuições profissionais.
Durante o cumprimento dos mandados, onde os suspeitos moram, nos bairros Vila Margarida e Nossa Senhora de Fátima, em São Vicente, os policiais apreenderam cabos de fibra ótica, cabos de aço, ferramentas usadas nos serviços e o celular de um dos suspeitos. Interrogados, ambos se reconheceram nas imagens, mas negaram o furto, alegando ter entregue o material no canteiro da empresa, fato ainda não comprovado.
Os funcionários serão indiciados por furto (art. 155) e as investigações prosseguirão para identificar receptadores e outros envolvidos. O celular apreendido passará por perícia para fornecer mais informações sobre a rede criminosa.