Queda inesperada do Botafogo faz campeonato pegar fogo

Créditos: Reprodução

Parecia improvável, mas aconteceu. Após disparar na liderança do Brasileirão e parecer que o campeonato estava decidido, Botafogo cai de rendimento e perde a primeira colocação depois de 31 rodadas.

Com uma campanha impecável no primeiro turno, o alvinegro chegou a abrir 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. A torcida estava em êxtase e cada vitória era uma festa. O Fogão precisava apenas administrar a larga vantagem alcançada para conquistar o título que não vem desde 1995.

Mas o que parecia simples se tornou extremamente complicado. Fazendo valer a pecha de que “tudo acontece com o Botafogo”, o time teve desempenho de rebaixado durante o segundo turno e o pior aconteceu: perdeu a liderança faltando apenas quatro rodadas para o fim da competição.

A inesperada tragédia botafoguense fez a disputa pelo título nacional deste ano ser uma das mais emocionantes da história do Brasileirão por pontos corridos.

Cenário

No momento, os times com maior chance de conquistar do caneco são Palmeiras, que assumiu a liderança do campeonato, e Red Bull Bragantino, que está em terceiro mas tem um jogo a menos e se vencer empata em número de pontos com o Palmeiras.

O Grêmio, que está a apenas dois pontos atrás do líder, também é forte candidato. Correndo por fora ainda estão Flamengo e Atlético-MG, ambos com chances reais de serem campeões.

A história recente dos campeonatos por pontos corridos tem mostrado que por mais que um time consiga abrir grande vantagem no início da competição, não significa que o campeonato acabou, pois não raramente esse time acaba perdendo o título na reta final.

Quem não se lembra da arrancada do São Paulo em 2008, que deixou para trás o Grêmio mesmo com onze pontos de diferença para ser tricampeão brasileiro? E do mesmo São Paulo em 2020, que disparou na liderança, mas no final acabou apenas na quarta colocação?

Na temporada passada, Arsenal e Borussia Dortmund lideraram seus torneios nacionais por muitas rodadas e deixaram escapar os títulos da Premier League e da Bundesliga, respectivamente, também de forma inacreditável.

Por ficar em evidência, o time que dispara na liderança passa a ser mais estudado pelos adversários, portanto, os jogos se tornam cada vez mais duros. De fato, mais difícil do que chegar ao topo, é se manter lá.

Felipe Moreira25 Posts

    Felipe Moreira é um apaixonado por esportes, sobretudo futebol. É formado em Direito e cursa jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Lost Password