Santos lança aplicativo com atividades físicas e cognitivas voltadas aos idosos

Foto: Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos

A Prefeitura de Santos lançou, nesta segunda-feira (2), um aplicativo que oferece atividades físicas e cognitivas, de forma gratuita, para pessoas idosas. O app Actif está sendo disponibilizado pelo Parque Tecnológico com apoio da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). O projeto é um piloto.

Segundo a administração municipal, o aplicativo oferece uma ampla gama de atividades como danças, meditação, tai chi chuan, exercícios físicos e yoga, acessíveis a todos, independentemente da condição física do interessado. Além disso, há desafios cognitivos divertidos que estimulam a mente dos idosos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de um formulário on-line. São oferecidas 100 vagas para a participação on-line, que pode ser feita de casa. Eles podem ainda realizar as ações com o apoio da família ou sozinhos. A seleção será feita por ordem de inscrição e posterior confirmação de adesão ao programa. Os participantes devem responder um questionário que visa mapear o grau de dificuldade dos exercícios para que a plataforma personalize automaticamente as ações para cada um.

Foto: Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos

Uma turma do projeto Cérebro Ativo, do Parque Tecnológico, foi a primeira a conhecer o funcionamento do Actif. Nádia Regina Rocha, 66 anos, gostou da ideia. “É bem interessante manter a mente e o corpo em funcionamento. É uma ótima oportunidade para a terceira idade. A gente não pode ficar parado e é uma chance de conhecermos pessoas e ter um círculo de amizade. Ajuda no social e no físico”.

Desenvolvido por uma startup sediada em Portugal, o app foi oferecido ao Parque Tecnológico durante um dos maiores eventos de tecnologia de inovação do mundo, o Web Summit de Lisboa, em 2021 e 2022, explica o diretor do Parque Tecnológico.

“O app vai unir tecnologia com saúde. É um projeto piloto que desenvolve a parte cognitiva e a preparação física. E é extremamente importante, porque amplia o acesso a direitos. À medida que você cria alternativas, você possibilita àqueles que, por ventura não estejam na rede de serviços públicos, aderirem a programas dessa natureza, ampliando o acesso da população a essas tecnologias”, destaca a coordenadora Municipal de Políticas para a Pessoa Idosa, Rosana Gomes.

Foto: Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos

De acordo com a prefeitura, no futuro, o projeto funcionará em grupo e será oferecido de forma presencial. Também haverá a avaliação inicial. “Usaremos as três Vilas Criativas que atendem a terceira idade, em turmas com capacidade de até 20 pessoas. As inscrições serão feitas nesses locais. Mas as inscrições serão daqui a um mês”, explica o diretor técnico do Parque Tecnológico, Gabriel Miceli.

Os participantes vão fornecer feedback do começo ao fim do programa. Com isso, será possível avaliar o desempenho e a evolução ou declínio da capacidade cognitiva.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS