Nunca é legar ver ruas, avenidas e praças repletos de anúncios, ainda mais instalados irregularmente. Para dar um basta nesta situação, a Prefeitura de Santos montou nos últimos dias uma força-tarefa para coibir a instalação de placas e faixas instaladas irregularmente em postes, árvores e equipamentos públicos.
Segundo a administração, até este sábado (07/10), foram retiradas 55 placas e aplicadas 27 multas. A ação é realizada pela Secretaria de Prefeituras Regionais (Sepref) e a Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), da Prefeitura de Santos, em conjunto com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).
“A Ouvidoria vem recebendo muitas reclamações a respeito dessa publicidade afixada nas ruas da Cidade. Disso, surgiu a iniciativa da força-tarefa, que tem o apoio do Creci na identificação do dono da placa, seja ele um corretor ou uma imobiliária”, explica a fiscal de posturas municipal Leandra Rossetti.
Os agentes fizeram uma grande inspeção em diversas ruas dos bairros José Menino, Pompeia, Gonzaga e Boqueirão ao longo deste sábado. Segundo a prefeitura, foram recolhidas 31 placas e feitas 11 autuações
É proibido!
Segundo a administração, a lei complementar nº 536 de 2015 proíbe a afixação de placas e publicidade nos postes, logradouros ou equipamentos públicos. Identificada a infração, é aplicada multa de R$ 1.227,36.
Além de combater a poluição visual, a força-tarefa também auxilia o Creci a localizar pessoas que estejam exercendo ilegalmente a profissão de corretor de imóveis.