Em breve a tradicional Rua XV de Novembro, no Centro de Santos, vai ter uma nova cara, que promete impulsionar ainda mais o turismo. Nesta semana foram iniciados os trabalhos de assentamento do piso em paralelepípedo retificado e polido. As intervenções ocorrem no trecho entre as vias Riachuelo e Frei Gaspar.
Segundo a prefeitura, a revitalização será com a pista em granito, de acabamento uniforme. Ela ficará praticamente nivelada ao passeio, com um rebaixamento de no máximo três milímetros. A ideia é valorizar o patrimônio histórico e arquitetônico do local, priorizar a circulação de pedestres e dotar o Centro Histórico de mais um espaço para a realização de eventos.
De acordo com o engenheiro civil da Secretaria de Serviços Públicos de Santos, Hélio Santos Jr., o assentamento do piso deve ser finalizado ainda neste mês. Segundo ele, os trabalhos já cobriram um terço da rua.
Paralelamente, segundo o engenheiro, será realizada a revisão do trabalho de cobertura dos 600m² das calçadas com pedra portuguesa, já finalizado, assim como a iluminação pública. A rua também ganhou 300m de meios-fios de granito na cor cinza e rampas de acessibilidade nas esquinas, confeccionadas em concreto desempenado.
A revisão da iluminação está a cargo do consórcio formado pelas empresas Seven, Quantun e Fortnort (SQF Luz), responsável pela manutenção e expansão da rede desde 2015. O serviço é realizado sob supervisão da Seserp.
Entenda o projeto
Os serviços na Rua XV de Novembro foram precedidos pela implantação de rede própria de drenagem. Ela substitui o sistema anterior, superficial, no qual a água pluvial escorria pelas sarjetas até encontrar as bocas de lobo da rede já existentes nas imediações.
Além disso, cada imóvel dispõe, agora, de uma caixa hidráulica de sua rede pluvial, embutida no leito da via e interligada à rede de drenagem principal. Ela receberá sinalização indicando sua posição na via e facilitará a limpeza por parte dos responsáveis pelos imóveis, funcionando como uma caixa de inspeção.
O projeto deu uma atenção especial no trecho da calçada em frente aos números de 103 a 109, imóvel construído no local onde nasceu José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. Como não existe nenhuma rede de concessionária nesse ponto, as tubulações foram desviadas para o leito da via, evitando comprometimentos futuros do passeio a ser refeito.