A cidade de Eldorado, interior de São Paulo, situada no Vale do Ribeira, confirmou seu primeiro caso de febre Oropouche da história. O paciente, um idoso de 68 anos, veio à óbito no mês de abril, no entanto, por outra doença.
Transmitida por picada do inseto Culicoides paraensis, também conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, a febre oropouche causa febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares. Este é o primeiro caso confirmado da doença no município.
O idoso era morador do bairro Areado, na zona rural. As amostras foram coletadas no dia 10 de abril, e levadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, que divulgou a confirmação na quinta-feira (24).
Em nota, a Prefeitura confirmou o registro da doença, mas ressaltou que o óbito do paciente não se deu pela febre oropouche. O idoso também foi diagnosticado com leptospirose, e sofreu insuficiências cardíaca e hepática.
Prevenção
A prevenção envolve o uso de repelentes, roupas que cubram o corpo, evitar áreas com muitos mosquitos e o controle de criadouros do Culicoides paraensis. É importante estar atento aos sintomas e procurar um médico em caso de suspeita.