O Carnaval de 2025 começou com muita animação e organização em Campinas. Na sexta-feira, 28 de fevereiro, os foliões tomaram as ruas para curtir os blocos espalhados pela cidade, contando com uma estrutura reforçada para garantir a segurança e o bem-estar de todos.
Antes da abertura oficial, as equipes da Polícia Militar e Guarda Municipal se reuniram para alinhar estratégias de fiscalização, contando com o apoio da Emdec – responsável pelo gerenciamento do trânsito –, fiscais do Urbanismo e agentes da Setec, que monitoram o uso e ocupação do solo.
O secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi Dias, e a comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares, também participaram da reunião de alinhamento e destacaram a importância do trabalho conjunto.
O prefeito Dario Saadi marcou presença no evento Abre Alas + Bloco dos DJs, em Barão Geraldo, e agradeceu o empenho das equipes envolvidas. “É importante essa parceria entre os órgãos fiscalizadores para que a população tenha uma festa com segurança”, afirmou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou o planejamento realizado para garantir um evento bem estruturado. “Foram várias reuniões de planejamento. Todas as equipes puderam organizar o fluxo de atendimento e esse Carnaval, que neste ano está descentralizado, receberá respaldo em todas as frentes de trabalho”, reforçou.
Campanha “Só sim é sim” promove respeito no Carnaval
Além da música e da folia, o Carnaval de Campinas também trouxe uma mensagem importante sobre respeito e consentimento. Durante os eventos do primeiro dia de festas, os foliões receberam adesivos com a frase “Só sim é sim”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para conscientizar sobre a importância do consentimento e do combate ao assédio.
A estudante Roberta Leitão, que curtiu o Carnaval em Barão Geraldo, aprovou a iniciativa. “Eu acho importante uma campanha como essa. Gostei de pegar o adesivo porque sempre uso”, comentou.
A ação se inspira em uma campanha lançada na Espanha em 2022, após o caso “La Manada”, que mobilizou protestos e resultou na criação de uma lei para unificar os crimes de agressão sexual e estupro sob um único conceito legal. Os adesivos continuarão sendo distribuídos durante os próximos quatro dias de folia, reforçando que o Carnaval deve ser um espaço de celebração e respeito.
Sábado de Carnaval segue com programação intensa
A folia continua neste sábado, 1º de março, com blocos espalhados por diferentes regiões da cidade:
• Bloco do Cupinzeiro – 11h às 13h – Praça Durval Páttaro, Barão Geraldo
• Carna Satélite 2025 – 12h às 22h – Arena Satélite, Campo de Futebol, Satélite Íris
• Revolução Permanente – Bloco Vermelho – 12h às 18h – Largo do Pará, Centro
• Bloco do Paredão – 12h às 20h – Praça Beira Rio, Sousas
• Bloco da Galinhada – 13h às 22h – Praça Arthur Geraldo Vicentini, Joaquim Egídio
• Tomá na Banda – 13h às 18h – Largo do Rosário, Centro
• CarnaDic – 14h às 20h30 – Avenida Suaçuna, Ouro Verde
• Bloco Matuá – 15h às 18h – Praça Américo Ferreira de Camargo, Barão Geraldo
• Coletivo de Axé Quebra Coco – 15h às 21h – Rua Luiz Vicentin Sobrinho, Barão Geraldo
• Bloco das Caixeirosas – 16h às 20h30 – Praça Durval Páttaro, Barão Geraldo
• Aurocan – 16h às 22h – Praça Roma Palazzi Brasio, Vila Aurocan
• Unidos do Mandela – 16h às 22h – Rua Três com Rua José Alves da Silva, Comunidade Nelson Mandela
• Escola de Samba Rosa de Prata – 18h às 22h – Rua Mário Sydow, 38, Vila Bela



