A cidade de Campinas inicia neste sábado, 13, mais um mutirão de combate ao criadouro do mosquito Aedes Aegypti. A ação ocorre em seis bairros da região.
Segundo a prefeitura, o mutirão é composto por agentes sanitários e voluntários. As equipes devem percorrer os bairros Parque Itajaí I, II, III e IV, além do Jardim Lisa e Jardim Liliza.
Até o momento, a cidade de Campinas acumula, em 2024, 50.701 casos de dengue, incluindo 8 óbitos já confirmados pela doença. A secretaria de saúde já declarou epidemia no município.
Ainda de acordo com a prefeitura, a estratégia utilizada nos mutirões se mantém, com equipes habilitadas com drones em imóveis identificados como desocupados ou em situações de abandono.
Outra novidade é o uso de inteligência artificial para ampliar o monitoramento e assistência em saúde aos pacientes com dengue.
Toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença, após atendimento no SUS Municipal, recebe via WhatsApp uma mensagem disparada pelo chatbot que auxilia a Pasta a acompanhar as condições do paciente. Caso necessário, é feita uma nova orientação sobre busca por atendimento.