19 cidades da RMC vão receber doses da vacina contra a dengue

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Jornalista há 14 anos, advogada e mãe do Nietzsche, o cão, não o filósofo.
17 cidades da RMC vão receber doses da vacina contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou a lista das cidades que irão receber doses de vacina contra a dengue. São mais 165 municípios que vão se somar aos 500 contemplados na primeira fase da imunização. A vacina que é distribuída pelo SUS visa proteger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A campanha é realizada desde fevereiro.

Nesta nova lista estão incluídos 19 dos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), são eles: Campinas, Valinhos, Jaguariúna, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste, Paulínia, Indaiatuba, Sumaré, Morungaba, Santo Antônio de Posse, Nova Odessa, Americana, Pedreira, Vinhedo, Cosmópolis, Holambra, Artur Nogueira, Itatiba e Monte Mor. O único que não aparece na lista é Engenheiro Coelho.

Novas mortes por dengue são confirmadas em Jacareí e São José; Região soma 32 vítimas em 2024
(Foto: Governo de SP)

Saiba mais:

No entanto, ainda não foi divulgado o número de doses que deverão ser entregues a cada cidade. Segundo o Ministério da Saúde, 1.235.119 doses já foram distribuídas aos estados e DF desde o início da vacinação.

Sobre a vacina:

O imunizante Qdenga é produzido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Ao todo, vão ser entregues 6,5 milhões de doses, dessas 5,2 milhões foram compradas e o restante foi doado pela fabricante.

A expectativa é que em 2025 sejam entregues 2,5 milhões de doses a mais. Além disso, há expectativa de ampliação da vacinação com imunizante em desenvolvimento pelo Instituto Butantan.

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.

Segundo o ministério, há 668 mil doses que vencerão em 30 de abril, 523 mil em junho e 84 mil em julho. Para evitar que essas doses sejam inutilizadas, a pasta determinou a redistribuição dos imunizantes.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS