A operação Placa Escura foi criada com o objetivo de coibir comportamentos de risco por partes de alguns motociclistas e inibir a prática de “rolezinhos”, como o que aconteceu no sábado (22/07), deixando três vítimas fatais e quase 30 feridos.
Na segunda fase da operação conjunta entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal, foram realizadas 76 abordagens de motocicletas e 32 autuações. Essa ação aconteceu na tarde desta terça-feira (01/08) no bairro Cidade Satélite Íris. Cinco motos chegaram a ser levadas para o Pátio Municipal por conta do pneu “careca”. Cerca de 30 membros da GM e seis agentes da Mobilidade Urbana da Emdec participaram da ação desta terça.
Fiscalização
Os pontos observados pelos agentes são obstrução da placa, pilotagem com apenas uma das mãos, viseira do capacete aberta, transitar com pneu “careca”, documentação irregular e pilotar motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular).
Primeira fase da operação
A primeira operação “Placa Escura” ocorreu na última sexta-feira (28/07). Com o resultado de 65 motocicletas abordadas, 42 autuações e três remoções de veículos ao Pátio Municipal.